quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A vida é um aprendizado

A vida é um aprendizado, nada mais do que aprendizado. Entendo isso no cotidiano cada vez que algum lance atrai minha atenção e me leva a fazer uma meditação interior, algo que já virou rotina. Nada é por acaso. A vida se torna mais rica a cada dia e eu compreendo estar andando por uma passagem de sabedoria e caminhos com essa reflexão, coisa que se reflete nas minhas ações, nos meus atos e nas minhas atitudes.
Um dos caminhos para a frustração é criar expectativas. É da natureza da mente ansiar que algo muito desejado ocorra rapidamente e a sentir um grande desapontamento quando elas não se realizam.
Visto que não temos o poder de definir a vontade e as atitudes de outras, torna-se impossível que possamos ter garantida a concretização de todas as nossas expectativas.
Nas  relações  afetivas  é  onde  este  tipo  de  engano  mais  acontece,  pois  sempre  cogitamos  no  outro nossos  desejos  e  aguardamos  ansiosamente  que  ele  os  satisfaça  inteiramente.  Quando  isto  não acontece,  a  reação  é  de  revolta,  pois  nos  sentimos  traídos  por  aquele  que  não  preencheu  nossas  expectativas.
Viver uma vida consciente implica, antes de tudo, aprender a perceber quando estas utopias começam a se compor em nossa mente e aceitar o fato de que não apresentamos o dom de manusear a realidade para que ela se adapte ao nosso desejo.
A partir daí, tudo começa a correr num outro ritmo. Passamos a nos pautar de jeito realista, descobrindo o outro exatamente como ele é, sem qualquer fantasia ou ilusão.
Além disso, se torna possível aceitar, com calma, que nem sempre a realidade satisfará as nossas vontades, por mais que lutemos para isto.
Então, o bom senso e a sabedoria podem assumir o lugar da angústia, da ansiedade e do desespero.
Este não é um aprendizado fácil, mas é, sem dúvida, fundamental para que nos libertemos da agonia criada por nossa própria mente e por nós mesmos, que persisti em nos manter escravos da fantasia. A felicidade só se torna plausível quando pudermos perceber o quanto nossas próprias expectativas criam a maioria das frustrações que sentimos durante vida.


O texto de hoje foi inspirado em algumas pessoas, que durante o dia de ontem e hoje lançaram, digitaram ou falaram frases que me fizeram inspirar neste texto.... Prefiro não citar nomes, mas se elas lerem o blog vão saber. Obrigada pela inspiração...




Um comentário:

lpzinho disse...

Oie Paulinha! Bom te ver assim reflexiva. Não sei ao certo se é algo de momento ou se é uma coisa que vai se prolongar ... e de qq forma, nem me sinto mto no direito de escrever sobre o assunto. Mas acredite, é bom demais ler pensamentos e reflexões assim. Espero q vc tenha um dia lindo e cheio de alegrias, coisas boas pra q vc esteja mais e melhor inspirada pra vida! Bjooo..se cuida!