quarta-feira, 24 de março de 2010

D I F E R E N Ç A S


Todos nós somos diferentes uns dos outros. De certa forma todos nos operamos partindo de uma realidade diferente. Ninguém vê e examina o mundo na mesma e exata perspectiva que a sua, porque você tem uma perspectiva que é singular e peculiar a você. O resultado e que você não pode – muito freqüentemente – ver as coisas exatamente da mesma maneira que uma outra pessoa.
Uma vez que esse fato e compreendido e aceito, você irá aprimorar as suas chances de entender e aprender com as outras pessoas.
Pare de desperdiçar o seu tempo e energia ao tentar fazer com que as pessoas venham a ver as coisas da mesma maneira como você vê.
Discussão raramente traz algum resultado produtivo. Ao invés, concorde em discordar e a seguir, busque por aquilo que pode ser aprendido através das diferenças.
E por que nós sempre queremos agradar a todos para que sejamos aceitos, mas porque temos que ser assim? Por que as pessoas não nos aceitam do jeito que somos? Será que é tão difícil assim aceitar o outro como ele realmente é? Por que tememos o diferente, o novo...? Geralmente tememos a tudo isso por não conhecer, mas como podemos conhecer esse "diferente", se não damos espaço e oportunidade para conhecê-lo? Primeiro precisamos quebrar essa limitação que nos impede de conhecer o diferente e quando conseguir-mos fazer isso, vamos ver que na realidade o diferente não é tão diferente assim e iremos enxergar que tudo aquilo que um dia tememos ser ou conhecer, na realidade estava nos limitando e impondo barreiras em nossos horizontes.
Não devemos nos limitar a coisas, a pessoas ou a dogmas, nunca devemos limitar nossos horizontes, pois o horizonte, nunca acaba. Não devemos criar conceitos com antecedência, sem conhecer ou saber o que realmente aquilo é ou significa, antes de tudo devemos dar oportunidade, espaço para que possamos compreender o tal "DIFERENTE".
Ninguém será exatamente como você. Nunca ninguém irá concordar completamente com você. Aliás, a vida seria muito tediosa se isso acontecesse. Aprenda com a diversidade do mundo ao seu redor.
Busque algo de bom nas pessoas, não importa quão diferente elas possam parecer.
Segue abaixo texto que tem muito a ver com tudo isso.


A grande diferença


A grande diferença entre os seres humanos
É que tem muitos que alimentam seu ego
De forma tão extravagante
Que os fazem sentir mestres do mundo.
Enquanto outros em silêncio esperam
O seu dia de glória.
Mal sabem todos
Que mesmo com tamanhas diferenças
Estamos no mesmo barco navegando
No mesmo mar para o mesmo fim...
Mas muitos se acham imortais,
Preferem sozinhos navegar.
A grande diferença é,
Que existe a prudência e a imprudência,
Mas quase todos os imprudentes se
Acham totalmente prudentes...
Não está em livros,
Está na visão certa do mundo,
Que existe uma grande diferença entre nós.
Pois enquanto alguns sonham,
Outros destroem sonhos.
Inteligência fútil
Daqueles que passam por cima
De qualquer razão do coração,
E põem ao pódio a desgraça de muitos
Que calados não conseguem fazer nada,
A não ser, Esperar...
                                                                    autor desconhecido


Um comentário:

lpzinho disse...

Oi Paulinha! Mto legal, mto lindo este post.
A realidade é que a gente, todas nós, todos nós somos diferentes uns dos outros mas temos a pretensão de achar que todo mundo tem q ser como a gente quer, igual ao nosso parâmetro... e enfim, é um grande engano nosso pensar assim né? É na soma das diferenças que a gente aprende sobre a vida! Bjinhos!