quarta-feira, 31 de março de 2010

Final BBB10

Eu já disse uma outra vez que sou fã de reality-shows. Sempre que posso estou acompanhando um. Por exemplo, hoje estou acompanhando a penúltima temporada do American Idol, que confesso apesar de ter alguns participantes bons, ninguém chegará aos pés de Adam Lambert, que mesmo não se tornando campeão foi uma unanimidade quando se fala de talento, tanto que continua fazendo sucesso pós programa.
Bom é claro estava acompanhando o Big Brother Brasil 10 que terminou ontem. Um dos BBB mais barulhentos e polêmicos, muita briga não é mesmo?
Então analisemos agora, como disse Andy Warhol, “um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama" e com ajuda de dois provérbios: “Todos tem o direito a uma segunda chance” e “Os últimos serão os primeiros”. Dourado foi literalmente o último... o último a entrar (com a ajuda da Joseane, diga-se de passagem), o último a cair no gosto do público e o último a sair, e com direito a R$ 1,5 milhão.
Confesso que minha torcida era para o Cadu, desde começo e eu também gostava da Lia, mas que pisou algumas vezes na bola e por isso não esteve entre os três finalistas.

Dourado, Fernanda e Cadu

Mas acredito que tanto Cadu, Fernanda quanto Dourado foram merecedores de estar na final, juntos com outros jogadores se mostram abertamente, mostram seu jogo e mesmo polêmicos foram honestos com o público, com os adversários e principalmente com eles mesmos.
Como disse Pedro Bial, Dourado é um verdadeiro homem de lata, duro por fora, mas com um grande coração, e não chora porque tem medo de enferrujar. Dourado assim como todos os seres humanos tem seus defeitos, mas isso não apaga suas qualidades, que foi visto assim (desta maneira, sem tirar ou acrescentar)  por um pouco mais de 92 milhões de votos, não falo de pessoas porque com certeza deve ter pessoas que votou "zilhões" de vezes. Mas com 60% dos votos Dourado se sagrou campeão da décima edição. Ninguém chega tão longe se não é merecido.

Mas como em toda final de BBB, Bial com um pouco de dramaticidade, conseguiu expressar exatamente o que expectadores do programa viram. Texto Brilhante, um texto que somente um grande jornalista  deste porte consegue fazer. O texto mostrou as qualidades e defeitos de Dourado, mas também mostrou amizades e ajuda que Dourado recebeu, e digo que é um texto bom porque é difícil fazer um texto onde temos que falar de pessoas enaltecendo suas qualidades e também seus defeitos sem que seja criticado.

Lia, Cadu e Dourado

E muitos criticaram Dourado porque ele estava lá pela segunda vez e que sabia jogar. Mas que sabe jogar não precisa de  conselhos, dicas ou apoio. Dourado recebeu isso (de mente aberta) de Lia e Cadu, e construíram uma amizade sólida (pelo menos da casa) se será duradoura não podemos saber, pois nem na vida real é assim, quando pensamos que temos um amigo pela vida toda ele de repente some.  Claro que Dourado errou, como todos nós erramos, e por diversas vezes não soube se expressar, mas isso não é porque ele é ruim (e nem melhor que os outros), mas é porque lhe falta conhecimento, cultura de assuntos que por ignorância própria nunca quis se aprofundar.

Parabéns a TV Globo pelo programa, que a cada ano que passa fica melhor. Parabéns Boninho pela direção que nos surpreende com o passar das temporadas. Parabéns Bial pela ótima conduta, cada vez melhor, pelos textos que nos emociona, pela forma de apresentar, que ninguém conseguirá imitar. Parabéns Dourado, pela vitória e por se mostrar verdadeiro, com suas qualidades e defeitos como todo ser humano. Agora agarre esta vitória e faça dela uma lição de vida, aprenda com ela e ser torne mais culto com ela.

Marcelo Dourado: campeão do BBB10, Parabéns!!!

Para quem não assistiu ou para quem gosta do Big Brother como eu, mesmo com muitas critícas vindo de várias partes (amigos, trabalho etc), ou para quem gostou da final  e quer ver de novo, acesse o link e se delicie com as últimas emoções do BBB10 e com o brilhante texto de Pedro Bial anunciando o novo vencedor: Final BBB10


Nenhum comentário: