terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia do Beijo


Hoje é 13 de abril, além do aniversário de uma colega da época da faculdade, hoje é o dia do Beijo.
Para quem podem aproveite e beije muito... agora para quem não pode nos resta apenas apreciar.

Um beijo (do latim basium) é o encontro dos lábios com qualquer coisa, geralmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é usado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual - neste último caso, o beijo pode ser também em outras partes do corpo, ou ainda o conhecido beijo de língua, em que as pessoas que se beijam e trocam carícias com as línguas.
Resumindo: o beijo é um ato ou efeito de pressionar os lábios sobre qualquer parte do corpo de uma pessoa, animal, ou sobre objeto querido ou com valor simbólico, geralmente a fim de para demonstrar carinho, afeto etc. Ou ainda "O beijo é um procedimento inteligentemente desenvolvido para a interrupção mútua da fala quando as palavras tornam-se desnecessárias (rs).






História do beijo (tirado do Wikipedia)
Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2.500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.
Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.
Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro. Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.
No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. No latim, beijo significa toque dos lábios. Na cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.
Mas é também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja. No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.


E para comemorar o dia em grande estilo: quatro clipes que falam de beijo.
  

Um comentário:

lpzinho disse...

Paulinhaaa... que legal, que maravilha este post! Na verdade eu não sou mto de comemorar datas assim, pq acho q elas acabam resumindo o q não se resume né ehehe mas eu entendo o espírito da coisa ehehhe adorei! Excelente post! Um beijo e mto carinho pra vc!! ^__^