terça-feira, 6 de abril de 2010

O mundo está sofrendo

Nossa depois de da tragédia que no final de dezembro no Rio de Janeiro, Terremoto no Haiti, Chuvas e alagamentos em São Paulo, Terremoto no Chile e nova tragédia no Rio de Janeiro, alguém ainda tem dúvidas que o mundo está revidando os maus tratos.
Não é só o aquecimento global que deixa o mundo louco assim não, tudo contribui: desmatamento, poluição, falta de amor com a natureza, matança dos animais.
E não para por aí: tudo pode ser conseqüência com você joga um simples papel na rua, um bituca de cigarro. Lembra aquela latinha de refrigerante ou cerveja que você jogou no mar, ou aquele papel de bala que jogou pela janela, ou ainda aquele entulho que você deixou na rua, ou ainda quando coloca o saco de lixo fora do horário.
Não há como escapar por mais que a chuva seja fraca se os bueiros entopem, para aonde a água vai? É a culpa não é só do governo que não investe nesta área sanitária não, é de cada um que não faz o mínimo para ajudar o mundo.
Toda vez que você for jogar uma garrafa, lata fora, quando for fazer queimada, quando for matar um animal, lembre-se da tragédia que assola o mundo e mude sua visão.
E cada um de nós fizer a sua parte, o mundo vai melhor. E não siga o pensamento do que adianta eu fazer se ninguém faz ou eu faço, mas meu colega não faz isso não vai adiantar. Se todos pensarem assim ninguém faz nada. Faça sua parte e fique de bem consigo mesmo. Lembra da história da estrela do mar, então é assim que temos que fazer não se importar com que o outro faz ou deixa de fazer, mas sim fazer nossa parte.
Se não fizermos isso o mundo realmente não vai agüentar. E o pior de tudo quem sofre as conseqüências de tudo isso somos nós mesmos.

Siga algumas idéias para salvar o mundo
1. Informe-se : Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.
2. Aja  e pense localmente: Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.
3. Some: Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure ema parecida na qual você possa se engajar.
4. Otimismo é fundamental: Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.
5. Seja efetivo: Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.
6. Planeje sua família: Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.
7. Não polua:
Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar. Não jogue lixo(qualquer tipo) que não seja no lixo.
8. Preserve a biodiversidade: Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.
9. Seja coerente: Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.
10. Eleja e cobre: Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.
11. Separe o joio : Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.
12. Ensine as crianças: Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
13. Acredite no futuro: Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.
14. Faça a sua parte: não espero uma campanha ou uma tragédia para começar a fazer. E não espere que os outros ajam como você.
15. Respeite: respeite a você, ao meio ambiente, e os outros seres humanos, com atitutes e atos bons

Não sei se o mundo irá acabar em 2012, mas que tudo se encaminha para isso não podemos negar ou fingir que não vemos nada o que acontece.
O mundo realmente parece estar ficando louco, mas toda loucura tem seu porque, e esse porque são os homens que desrespeitam o mundo e a si próprio.

Um comentário:

lpzinho disse...

Oi Paulinha!
Excelente a iniciativa e o conteúdo deste post.Ando preocupado demais, não pq td mostra que o 2012 é mto possível de acontecer como o ano das mudanças profetizadas... td anda estranho, mta chuva, mudança na inclinação do planeta, dias mais curtos, terremotos e tsunamis... a coisa está estranha mas é mais simples as pessoas debocharem ou ignorarem em todos os níveis que algo possa estar acontecendo.
Enfim... parabéns pelo post e q Deus te proteja!
Bjoos!! Se cuida!