quinta-feira, 15 de abril de 2010

Twitter


Lembra que outro dia falei de algumas dicas para usar o twitter. Então elas são mais dirigidas a políticos que com certeza usarão este meio como arma de campanha neste ano de eleição, mas também pode servir para meros mortais usuários da rede social.
Primeiro: 5 dicas do que se pode fazer no twitter
1. Oferecer links para vídeos e áudio, que é uma das principais demandas dos adeptos do microblog.
2. Bom humor: a idéia do twitter é aproximar as personalidades dos seguidores, humanizando-as (mas isso é muito complexo; dificilmente uma artista responde um seguidor)
3. Interação genuína com os seguidores sem respostas padrões.
4. Comentar temas do momento, mostrando agilidade e presença no microblog.
5. Postar mensagens objetivas e curtas, remetendo mais detalhes para blogs ou sites.

Agora 5 dicas do que NÃO se deve fazer no twitter
1. Fracionar uma longa frase em vários posts, entupindo a página inicial dos seguidores.
2. Deixar evidentes que uma terceira pessoa escreve no seu lugar (mesmo se estes forem seus assessores, amigos etc.).
3. Não responder às perguntas dos seguidores, contrariando a essência do miniblog.
4. Postar mensagens que não se concretizam, o que faz com que a presença na rede tenha efeito contrário ao desejado (pode você ganhar até um unfollow).
5. Postar só auto-propaganda; os seguidores esperam encontrar impressões pessoais dicas e curiosidades.

Agora outras dicas principalmente para proteção do seu twitter, pois como qualquer rede social é necessários cuidados para segurança. O Twitter possui 105 milhões de usuários e com sua popularidade crescente atrai cibercriminosos, por isso todo cuidado é pouco, evitando assim o roubo de identidade e mesmo para proteger sua privacidade.
Senha: a principal medida para proteger o seu perfil é a criação de uma senha difícil, misturando números e letras.
Terceiros: assim como em um banco ou e-mail nunca forneça sua senha para outras pessoas ou terceiros. Principalmente àqueles que dizem aumentar o número de seguidores.
Detalhes: Evite ser detalhista, ou seja, evite ser específico demais ao relatar seu dia a dia. Não é recomendável, divulgar endereço, anunciar que comprou algo.
Privado: Evite conversas privada em público. Prefira as DM (Direct Messages), que só pode ser vista pelo destinatário.
Links: tome cuido com os links, só abra os que você realmente tem interesse de ver e que seja alguém de confiança. Muitos usam os encurtadores (shorter) de URL (populares serviço usados para diminuir o endereço) para esconder o endereço de sites maliciosos ou que contenham vírus.

Falado isso: aproveite o Twitter, pois com certeza ele será a ferramenta que praticamente se usará no mundo nos próximos anos, até que apareça outro mecanismo mais eficiente.

Um comentário:

lpzinho disse...

Não há mto o que comentar, afinal vc colocou praticamente tudo.. e eu digo praticamente pq eu nem saberia o q escrever mais, mas alguém mais antenado com isso td com ctz pode achar!
De qq forma... relutei mto a usar o TT q tenho faz tempo. Mas foi apenas na metade do ano passado que eu me viciei ehhehe infelizmente tem mta gente q usa pra floodar, fazer propaganda, etc... e mtos não respondem seus seguidores, o q no meu caso faz pensar duas vzs em quem to seguindo, se realmente compensa.
=) Mto bacana pra variar.... bem bacana te ler! Bjos amiga!