sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dia da cachaça

Em tempo.... acabo de saber que hoje é dia da cachaça.
Então em homenagem aos meus amigos.

 

Celebramos no dia 21 de maio, Dia da Cachaça,. A data em comemoração ao Dia de Cachaça, 21 de maio, foi escolhida por marcar o início da safra da cana de açúcar em Minas Gerais. Bebida tão apreciada no Brasil e no exterior, a cachaça virou um símbolo nacional e está presente em diversos drinks, sendo que o mais famoso é a popular caipirinha.

Breve história da cachaça
Produzida no Brasil desde o início do século XVI, a cachaça passou a ter importância econômica, e valor de moeda de troca a partir do século seguinte. No início dos anos 1800, a bebida gozava de grande prestígio, inclusive figurando em banquetes palacianos. Mas, na metade do século XIX, a cachaça ficou em baixa, pois havia uma onda de preconceito a produtos caracteristicamente brasileiros.
Depois da semana de arte moderna (em 1922), e com a retomada da valorização nacional, a cachaça aos poucos voltou a adquirir status, influenciando a vida artística e virando símbolo do Brasil, assim como a feijoada e o nosso futebol.

Como é feita a cachaça
A produção de cachaça é feita pela prensagem ou moagem da cana. O caldo é misturado a água, formando o mosto, que é fermentado. Depois de decantado, o produto entra em processo de destilação. A cana de açúcar pode ser dividida em 3 partes: o primeiro corte, ou cabeça (com alto teor alcoólico, impróprio para consumo); o corte do meio ou coração (ideal para a fabricação da cachaça); e o terceiro corte, o pé ou rabo (com baixo teor alcoólico, impróprio para consumo).

Qual a origem do nome "cachaça"?
Reza a lenda que o nome da cachaça veio do uso que era feito do aguardente em início do século XVI, que era para amolecer a carne de porco. Os porcos criados soltos eram chamados de “cachaços”, então a bebida foi nomeada “cachaça”. Já a denominação de “pinga” seria porque a cachaça “pingava” nos alambiques
A origem da palavra “cachaça” é atribuída ao castelhano cachanza, nome dado, séculos atrás, a um tipo de vinho feito da borra de uva. A palavra aguardente tem origem na Grécia antiga, onde a história registra a obtenção da acqua ardens, embora os egípcios já conhecessem técnicas de fermentação e destilação de algumas bebidas.
São 5000 marcas de cachaça e cerca de 30.000 produtores no País, gerando 400 mil empregos diretos e indiretos.
A aguardente-de-cana, a bebida mais popular do Brasil é definida pela legislação brasileira como produto alcoólico obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado. Sua história remonta dos primórdios do século XVI, como sendo a primeira bebida destilada entre os brasileiros.

Nenhum comentário: