quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia de São Judas


Hoje é dia 28 de outubro de São Judas. Como muitos dizem o santo dos desesperados. Eu como uma católica já recorri algumas vezes ao santo, atendida algumas vezes outras não. Mas continuo acreditando no poder dele, e quando não fui atendida tenho certeza de que não era para ser, não o certo.
Mas vamos a uma breve história do santo: São Judas, designado por Tadeu (que significa o corajoso), é um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus para o acompanhar na Sua vida pública.Ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus e que mais cometeu suicídio.
São Judas foi um irmão de Tiago, e, segundo algumas crenças, um parente (primo) de Jesus. É o suposto autor da Epístola de Judas do Novo Testamento.
É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica
É o santo padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo.
O símbolo de São Judas é um machadinho e às vezes é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

Imagem de como poderia ter sido na verdade São Judas

Porque patrono das causas desesperadas, perdidas e dificeis?
Desde o século XIV, S. Judas é invocado nos casos difíceis e a experiência provou o poder da sua intercessão nas circunstâncias em que, esgotados todos os meios humanos, as causas parecem totalmente perdidas ou desesperadas.
Um escritor eclesiástico assegura que “entre os devotos de S. Judas, poucos há que não tenham recebido provas especiais da sua assistência nas doenças, nos assuntos mais difíceis e mesmo no desespero, nos temores, nos desgostos, nas calúnias, na pobreza, na miséria, e nas ocasiões em que toda a esperança humana parecia perdida”. S. Bernardo de Claraval tinha uma enorme devoção ao santo Apóstolo. Depois de ter conservado e honrado durante toda a sua vida uma relíquia do Santo, ordenou que, quando morresse, lhe pusessem sobre o coração e assim o enterrassem.
Dizia que não queria se separar daquele que tinha sido um poderoso protetor da sua pureza e o seu auxílio em todas as dificuldades. Como São Bernardo, muitos têm encontrado no patrocínio de São Judas o alívio que há muito procuravam.


Oração a São Judas Tadeu
(Para ser ditas em grandes aflições, quando parecemos desamparados de todo socorro visível ou para casos desesperados)

São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter...) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade.
Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amem.

Paroquia São Judas em São Paulo

Endereço da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu
Av. Jabaquara, 2682 - Jabaquara São Paulo - SP -
tel: (11) 5072.9928 fax: (11) 2276.4698
e-mail: saojudas@saojudas.org.br


Um comentário:

Vivian Ortiz disse...

Aêee Paulitcha! Já tinha ouvido falar que era dia dele mesmo!!
Vamos rezar para São Judas nos ajudar, né! :-)

Beijão girl!