quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Apagão - 1 ano




Mudando de assunto

Há exatamente um ano o boa parte do brasil sofreu um apagão. eplicando: na noite de 10 de novembro de 2009 uma possível falha no Sistema Integrado de Distribuição de energia elétrica provocou o maior apagão da história do Brasil, atingindo 18 estados (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo (estes com o fornecimento afetado em praticamente 100% de suas áreas), além de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte (estes parcialmente afetados). Apesar de não entrar na lista oficial, o Distrito Federal também reclamou da falta de energia), além de um corte de 30 minutos no fornecimento em 87% do território do Paraguai, afetando diretamente mais de 60 milhões de pessoas. Vale lembrar que a responsável por esta falha, foi a presidente eleita Dilma Rousseff que havia deixado a pouco o cargo de ministra das Minas e Energia



Nunca fiquei com tanto medo na minha vida, estava na Pós-Graduação por volta da 22h30 (culpa do professor Rodrigo Viana) e tudo apagou, eu crente que era apenas uma falta de energia local, mas não até o Metrô parou de funcionar e a pandemia foi geral, pessoas andando pela rua (inclusive eu que tive a companhia dos meus amigos Rafael e Aline, onde andavos até o Metrô Paraíso), nos meios dos carros que pareciam de mutiplicar nas ruas, sem semáforo, automoveis não respeitavam ninguém. Comecei a andar sem rumo até que minha irmã me ligou falando que ia me buscar, mas acredito que todos tiveram a mesma idéia e pegaram seus carros para buscar parentes ou conhecidos. Os ônibus passavam lotados deixando milhares e milhares de pessoas nos pontos. Só lembro que sai da pós 22h40h horas e cheguei em casa 1h do dia 11. Meus pais me esperando e minha mãe até rezando. Metade do Brasil praticamente ficou a luz de velas, como se fosse nos tempos antigos que não existia energia eletrica. A Energia se estabeleceu por volta das 4h da manhã Não quer passar por isso nunca mais.



Nenhum comentário: