quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frevo

O carnaval está chegando e logo associamos algumas coisas a ele como escolas de sambas em São Paulo e Rio de Janeiro, Trios elétricos na Bahia e claro Frevo em Pernambuco.
Por falar em frevo, hoje dia 09 de fevereiro é o dia do Frevo. Vamos conhecer um pouco mais:
Originário de Pernambuco, é uma das maiores manifestações culturais do Estado. Sua denominação faz referência à "fervura" e, na imprensa, foi utilizada pela primeira vez em 1908.
A dança deriva da polca marcial e, no seu princípio, capoeiristas dançavam a frente dos desfiles para proteger os músicos do povo e abrir passagem. O frevo é dança e música brasileira do tempo do Carnaval, num ritmo tão frenético que a multidão fica a ferver – daí o seu nome. Cada dançarino vai improvisando, sendo os passos principais os dos movimentos do parafuso, tesoura, saca-rolhas, etc.
Esta dança teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas.

A sombrinha teria sido utilizada como arma pelos capoeiristas, à semelhança dos símbolos dos clubes e de outros objectos como a bengala. De início, era o guarda-chuvas comum, geralmente velho e esfarrapado, hoje estilizado, pequeno para facilitar a dança, e colorido para embelezar a coreografia. Actualmente a sombrinha (chapéu-de-sol) é o ornamento que mais caracteriza o passista e é um dos principais símbolos do carnaval de Pernambuco.
É dançado nas ruas e salões, e seu nome varia de acordo com os instrumentos que embalam a música: frevo-coqueiro, frevo-de-encontro, frevo-ventania. Apesar de ter coreografia individual, é uma dança que, pelo seu ritmo agitado, frenético, contagia multidões, não deixando ninguém de fora, como se fosse uma corrente elétrica.
Os bailarinos, chamados de passistas, improvisam os passos em ritmo alucinante e levam nas mãos um pequeno guarda-chuva colorido, que acompanha o tom de suas roupas.


 

Eliminação: como previsto nas pesquisas Cristiano foi o eliminado de ontem com 78%. O Texto final de Bial deixou alguns participantes com a pulga atrás da orelha. Logo após a saída de Cris, Paula (mulher picanha) se pois a chorar como se fosse uma viúva... apesar de negar ficou muito claro que a jogadora expressava um sentimento muito maior do que amizade pelo brother.
Apimentando: depois de algum tempo da saída do eliminado, a produção, pela primeira vez, nesta edição, resolveu fornecer algumas bebidas alcoólicas aos confinados. Alcool em demasia e igual a vexame. Desta vez a protagonista foi Maria, que partiu para cima de Mauricio , pedindo para ele perdoá-la sem sucesso. Com o fracasso Maria brigou com Adriana falando que ela estava dando em cima de Mauricio, mal sabe ela que a sister nutre um sentimento para o brother salvo do paredão Rodrigão. Talula e Jaqueline interferiram para não aumentar o barraco mandando ela dormir. Depois de alguma resistência a sister foi dormir sendo acompanhada por Diogo (gago chato), que como sempre é sempre muito solicilito sem segundas intenções, é claro, porque ele é amigo de todos. Uma coisa é certa ele tem memória curta, se esqueceu que no dia anterior chamou a participante de idiota e lhe disse que ela havia morrido para ele.

Nenhum comentário: