quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iemanjá ou Marmota


Hoje, dia 2 de fevereiro no Brasil comemora-se o dia de Iemanjá. Iemanjá ou Yemanjá é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.

Diz a lenda que era casada com Olófim Oduduá, com quem tinha dez filhos orixás. Por ter amamentá-los demais, ficou com seios enormes.
Certo dia, impaciente e cansada de morar na cidade de Ifé, Yemanjá saiu em rumo oeste, onde conheceu o rei Okerê. Logo dos dois se apaixonaram e casaram.
Yemanjá, envergonhada com o tamanho de seus seios, pediu ao esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Okerê concordou, mas, um dia embriagou-se e começou a caçoar sobre os enormes seios da esposa.
Muito entristecida, Yemanjá fugiu. Conta a lenda que desde menina ela trazia num pote uma poção, que o pai lhe deu para que ela usasse em casos de perigo. Durante a fuga, Yemanjá caiu e quebrou o pote, A poção transformou-se num rio cujo leito seguia em direção ao mar.
Okerê, diante do ocorrido, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Ele não queria perder a esposa. Mas, Yemanjá pediu ajuda ao filho xangô, que partiu a montanha ao meio com um raio. E dessa forma o rio seguiu para o oceano, e a orixá se tornou a rainha do mar.

Ao contrário do Brasil nos Estados Unidos e no Canadá comemora-se o dia da marmota.
Segundo tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.

O site oficial do Festival da Marmota de Punxsutawney diz que a marmota passa grande parte do ano em um ambiente Punxsutawneynte climatizado na biblioteca da cidade. A cada dia 2 de fevereiro, ela é retirada de sua toca às 07:25 da manhã para dizer ao mundo a sua previsão do tempo. A marmora Phil teria mais de cem anos de idade, brincam os moradores locais. De acordo com eles, a extraordinária longevidade de Phil é resultado da relação com a marmota Phyllis, a sua "esposa’, e uma dieta especial.

Eliminação: como era previsto Igor (tá ligado) foi eliminado ontem. Bial mais uma vez deu um toques indiretamente para os participantes, dizendo que existe pessoas que tratando amigos ou aliados como inimigos, por isso estavam sendo eliminados. Diana (eu gosto de mulher) comemorou sua permanência na casa pulando na piscina somente com calcinha.
Romance no ar: Maria que já ficou com Mauricio na casa, começa a engraçar-se para o participante récem-chegado na casa, Wesley. Para as “amigas” ela não deveria se envolver, para não queimar o filme... mas a tentação segunda a própria Maria é grande. Wesley tem correspondido aos encantos da sister.
Casa de Vidro: Amanhã começa a mais uma casa de vidro (existente na edição 9). Os cinco ex-participantes (Ariadna, Mauricio, Michelly, Rodrigo e Igor) terão a chance novamente de entrar na casa. Somente um participante será escolhido. Em uma pesquisa feita pelo site uol, Ariadna é a grande favorita a retornar a casa, o que seria engraçado, pois gostaria de ver muito a reação dos brothers, após ela (ele) declarar que era transsexual.
Mas também gostaria muito que Mauricio (Mau Mau) voltasse, para ver a reação de Maria... que ficaria dividida entre dois supostos “romances”.

Nenhum comentário: