quarta-feira, 1 de julho de 2020

Reflexão sobre a pandemia




Depois de um mês da perda de um familiar por consequências do novo coronavírus, apesar de muito ainda abalada parei para fazer uma reflexão da pandemia causada no mundo inteiro pela Covid-19.

Eu vi os dois lados deste novo vírus, um conhecido pegou coronavírus ficou internado na UTI por alguns dias e se recuperou, hoje vive normalmente. E o outro lado, como descrito acima a perda de um familiar, muito querido, que só teve um sintoma da doença, tosse. Foi internado porque estava com fraqueza nas pernas. Na hora da internação o médico falou para esposa “só podemos interná-lo aqui se ele estiver com Covid, ou seja, será internado com esse motivo”. Espantada ela disse que tudo bem, porque ele não conseguia ficar de pé. Para fazer a internação fizeram todos os exames e uma tomografia no pulmão que apresentou uma pequena mancha e o médico disse bom isso pode ser Covid-19 mesmo. Depois de três dias começou a ter febre e muita falta de ar, foi levado para UTI ficando lá por 23 dias, até que não resistiu e faleceu.
O pior da morte é a dor de perder um ente querido e no caso do coronavírus é dor é maior porque não podemos fazer uma despedida digna para quem tanto amamos. Meu familiar foi cremado, porque era sua vontade e suas cinzas será jogada num local que ele gostava muito.
Era uma pessoa muito querida que entrou na minha vida há mais de 25 anos e era muito solidário, sempre disposto ajudar quando podia e ficava bravo quando não conseguia ajudar ou quando não era chamado para ajudar. Era meio ranzinza as vezes, mas no meu caso me defendeu muito.
Enfim como em outras perdas, a vida segue e a única coisa que sabemos neste mundo é que um dia nossa hora de partir também vai chegar, por isso, também aproveite o isolamento, faça tudo o que quiser, sem prejudicar ninguém, o bem acima de tudo e sem se importar com a opinião dos outros.
Com tudo isso que estamos passando devemos aprender várias lições uma delas é evitar a todo custo um ambiente pesado.
Sobre a pandemia na versão real, ouvi boatos, mas não há nada que confirme, que o vírus foi realmente criado pelos chineses que tiveram o primeiro caso em julho do ano passado, comunicando a OMS (Organização Mundial da Saúde), somente no final de agosto sobre uma possível pandemia, mas pedindo para não criar alardes porque já estavam trabalhando numa vacina contra a doença. A vírus teria sido criado a pedido do governo, para derrubar os Estados Unidos (país mais poderoso do mundo) e para atacar outros países europeus. Também teria sido criado para diminuir o valor de produtos importado pelos chineses e neste caso afetando diretamente o Brasil. Espero que isso seja só um boato mesmo porque seria muito cruel saber que a maldade chegou a este ponto, que já atingiu quase 11 milhões de pessoas com mais de 512 mil mortes.
Mais: dizem que a OMS comunicou sobre o vírus a todos os países do mundo em  janeiro, para que tomassem providências necessárias para que sua nação não foi atingida. Se isso for mesmo verdade, o Brasil poderia ter reduzido os riscos, com impedindo os estrangeiros de entrarem no país no Carnaval, não que isso teria impedido a entrada do vírus, afinal de contas o primeiro caso confirmado em pleno carnaval foi de um brasileiro que havia passado tempo na Itália, mas acredito que os números seriam bem menores. Hoje o Brasil é segundo país com mais infectados (mais de 1 milhão e 500 mil) e de mortes 60 mil, só perdendo para os Estados Unidos que tem 2.700 milhões de infectados com 129 mil mortos.

A verdade é que apesar dos números de infectados e mortes continuarem a subir o país começa a fazer o relaxamento do isolamento social temos que parar para refletir quais as medidas que podemos tomar para não nos infectar.
Logo no começo da pandemia li algumas matérias, artigos sobre a doença, hoje não leio mais e nem assisto aos noticiários, porque o assunto está muito maçante. Baseado neles eu recomendo que além das recomendações dos órgãos de saúde (limpeza da casa diária, higienização de tudo vindo da rua, lavar as mãos com água e sabão, ou uso do álcool gel, uso obrigatório de máscaras etc.) eu recomendo também que se possível em locais públicos, principalmente em transportes, o uso de luvas descartáveis, se possível não comer alimentos, não mexer nos cabelos, evitar uso do celular e não colocar bolsas, mochilas e sacolas no chão, principalmente em transportes públicos, porque toda superfície pode ser contaminada com o vírus. E gostaria também que os profissionais da saúde (principalmente hospitais) não circulassem com seus uniformes e assim impedido o transporte de vírus de fora para dentre e vice-versa. Muitas pessoas acham que isso é exagero eu chamo de prevenção. Eu estou tomando todos os cuidados que eu posso, porque moram comigo pessoas que amo muito e infelizmente não pude fazer home office.
Apesar de vários cientistas espalhados pelo estarem determinados a encontrar uma vacina para combater o coronavírus, novos casos registrados na China e na Nova Zelândia, após ficarem cerca de 25 dias sem ter novos infectados, já preocupam a comunidade cientistas, que já começam mostram desânimo. Muitos cientistas acreditam que não há como se livrar do vírus e alimentam a tendência de que a covid-19 se tornará endêmica, ou seja, um vírus que não se dissipa totalmente e que acaba se manifestando com frequência, no Brasil um caso de doença endêmica, é a H1N1.
Esta quarentena também podemos conhecer realmente as pessoas. Eu sei que é uma situação bem estressante, não poder sair e ter que ficar em casa convivendo com as mesmas pessoas, só que temos que ver o lado bom da situação. Quando se tem uma casa, uma família, pessoas que lhe amam, alimentos sempre é possível dar um jeito em tudo e levar tudo com mais leveza.
Eu também conheci dois lados das pessoas que convivo nesta quarentena. O lado bom, das que se preocupam com você, estão dispostas a ajudar, se tornaram mais solidárias e não digo só referente a doações e sim de sempre estar disposto a ajudar, nem que seja só para pegar um papel no chão, como também o lado ruim, das pessoas egoístas só pensam nela, imaturas que não enxergam o lado bom do momento.
Esse isolamento deve ter destruídos diversos sonhos de várias pessoas (eu tive alguns destruídos) mas resolvi ver tudo pelo lado bom; se não aconteceu é porque foi melhor. E podemos perceber quem também são as pessoas que realmente se importam conosco, mesmo as pessoas que se dizem amigos, não são tão amigos assim. E falo isso com propriedade: quantas pessoas, que se dizem seus amigos, te ligaram, mandaram mensagem ou entraram em contato com você para pergunta como você estava? Esses sim são seus amigos.
A reflexão termina aqui e espero que todo o mundo possa ter aprendido alguma lição com tudo isso. Eu aprendi que preciso me preocupar mais um pouco comigo, sem perder o foco de estar ao lado das pessoas que eu amo e que me fazem bem e não me importar com que os outros acham de mim, porque minha estrada sou eu mesmo poderei seguir e estará ao meu lado as pessoas que eu escolher. Se me deseja o mal, desculpe eu te desejo o bem, porque é tudo o que eu posso oferecer é o que eu tenho: bondade, fazendo uma releitura de um velho ditado.
Aprendi que por mais que nos esforcemos nunca teremos todos os méritos reconhecidos. E que as vezes por mais que queremos nunca estaremos inseridos em alguns nichos da sociedade, ou seja, nossa presença as vezes, não pode não fazer falta como é a nossa esperança.
Para terminar: Agradeça mais, veja o lado bom das situações sempre e reclame menos, não rebate ou discuta os ignorantes, com certeza a vida será bem mais leve





Nenhum comentário: