sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Tiago Leifert - genialidade



 "Genialidade"

É com este título que começo meu post em homenagem ao Tiago Leifert. Genialidade quer qualidade de genial. Sim porque acredito que ele é um gênio, não só pelo seu talento, mas também pelo comprometimento com sua profissão e suas eternas reinvenções.

 Fui dormir um pouco triste ontem ao ler no Instagram de Tiago Leifert que ele deixaria a Globo em dezembro. Na verdade seu contrato com a emissora acaba no final deste mês ele pediu para ficar até dezembro para apresentar pela última vez o The Voice Brasil.

E até brinquei com minha irmã ainda bem que não me inscrevi para o Big Brother Brasil, porque eu queria que seu tivesse um discurso do Tiago (assim como lá no começo sonhei com um discurso do Pedro Bial).

Ele começou jovem aos 16 anos e sempre atrás de seu sonho, o jornalismo. Se dedicou bastante tanto que é formado em  Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami (e sabendo que ele estudou Psicologia, cresceu mais minha admiração e por isso que ele sabia lidar com tantas adversidades)

Quando ganhou fama ao revolucionar a forma de apresentação do Globo Esporte SP. E ele estava certo porque criou uma nova forma de jornalismo, descontraído, como o esporte é. E lembro que na época, sua maneira de apresentar foi até discussão na minha sala de aula da pós (Eu fiz pós em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esportes, de olho nas Olímpiadas do Rio e na Copa no Brasil, que infelizmente não me ajudou muito, acho que até porque não tenho o jeito revolucionário de Leifert), muitos saíram criticando por que estávamos acostumado com o jornalismo antigo, mas foi muito bom dar esta nova cara, mudou muito o jornalismo, não só esportivo, mas para o jornalismo informativo também mostrando que é possível a adoção de um tom mais leve.

Muitos o criticaram porque ele estava lá, porque seu pai, na época, era diretor da Central Globo de Relações com o Mercado da TV Globo. Que se dane se o pai dele era diretor, porque se ele não tivesse competência não permaneceria lá por tanto tempo (6 anos). Teve outras experiências no jornalismo como o Central da Copa, mas provou seu talento e genialidade ao mudar para e entretenimento, ao comandar com maestria o The Voice Brasil, e depois ainda integrou por pouco tempo o É de Casa, que deve que deixar para apresentar também com muita competência o Big Brother Brasil, substituindo nada menos do que o talentosíssimo Pedro Bial.

E ai que Tiago provou que era genial, competente e talentoso

E logo de largada  teve novidade uma disputa para quem ficaria entre dois casais de gêmeos Emilly Araújo com concorria com sua irmã Mayla e venceu assim como Manoel Rafaski  venceu seu irmão Antônio. E ainda teve a denuncia de agressão de Marcos Härter, sobre a Emilly que se saiu vencedora da edição 17.

Na edição seguinte (18) uma dinâmica parecida só que envolvia uma família a Família Lima, ficando a filha Ana Clara (que hoje faz sucesso no Multishow e é cotada para substituir Leifert, segundo os fofoqueiros de plantão) e seu pai Airton. E pela primeira vez deixou que os três finalistas (neste caso 4 porque a família Lima chegou em terceiro lugar) saíssem juntos.

Na edição de 19 saiu com maestria também no super paredão (o primeiro) onde somente três participantes não participaram. Também foi nesta edição que um participante foi eliminado antes de entrar por não cumprir as regras do contrato

Edição 20 foi histórica, a primeira que envolvia pessoas comuns e pessoas famosas (ou semi-famosas, por assim dizer rsrs). E teve um trabalho importante ao comunicar com responsabilidade e com muito cuidado sobre o coronavírus para os participantes. E o que falar do discurso dele no final para Thelma Assis. Foi a primeira vez que vimos mais claramente o lado humano de Tiago (sim ele é humano) ao chorar no final do programa. E daí para frente a torneira ficou aberta. Sim ele chorou durante alguns fases do The Voice, mas sempre discretamente. E foi nesta edição que foi batido o número de votos entrando para o Guinness Book com 1 532 944 337 votos no Paredão disputado por Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez, no qual Prior foi eliminado


 

E que falar do BBB21  pela primeira vez apresentado totalmente sem o público presente ainda devido ao coronavírus (e eu acho que deveria continuar assim) , e ele fez com que todos os eliminados fossem acolhidos de forma carinhosa e se consagrou novamente num discurso emocionante onde além de anunciar a Juliette Freire como vencedora também deu a noticia sobre o número de seguidores conquistados por ela. E ainda teve que fazer que o dia brilhasse mais ainda, depois da perda de outro talentoso artista, Paulo Gustavo.

E que falar do Tiago Leifert substituindo Fausto Silva no Super Dança dos Famosos, que a principio era somente para um programa, mas comandou a atração até o final. Trouxe mais uma vez leveza para o quadro que também trouxe uma novidade com o júri técnico fixo.

Ufa!! é muita coisa para quem tem pouca idade. Agora a última etapa na Globo no qual ele chamou de casa, o The Voice Brasil que confesso que assistirei com outros olhos, olhos de saudades de algo que ainda nem foi.

Algo coisa já me dizia que era poderia dar um rumo diferente em sua carreira, porque ele sempre foi muito discreto em sua carreira e no final do BBB21 depois uma entrevista (rara) para Bial.

Não sei quais  são os planos futuros de Tiago Leifert, dizem que você já está fechando com outra emissora, mas saiba que ele  é uma revolução do jornalismo, mostrou a muitos que é possível trazer noticias com leveza. Desejo muito sucesso nos seus planos futuros (e de repente precisar de uma assistente, estou aqui, me chame no privado (kkk), sou formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e tenho Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo e moro em São Paulo, não custa tentar né rsrsrs).

Sei que irá inspirar muita gente, como eu, pois é preciso ter coragem para se criar novas oportunidades, não só profissional mas também na vida. Eu assim como você não estou feliz no meu trabalho, e você me inspirou  tentar novos rumos também ficarei onde estou até dezembro, só preciso pensar certo o que eu quero, porque infelizmente, o meu salário (muito distante do que você ganhava) paga minhas contas e preciso de algo para continuar pagando-as

Tenho certeza de qualquer coisa que o Tiago Leifert faça dará muito certo, porque com sua genialidade, competência, desenvoltura e profissionalismo não tem como dar errado. Boa sorte e até breve. Espero que não se distancie do Instagram.

 


 

Nenhum comentário: