quinta-feira, 31 de março de 2011

Opiniões diferente: aprenda a respeitar


Oi gente

Prometi que não ia voltar no assunto, que ontem era o último post a respeito de BBB11, mas hoje sou obrigada a tocar novamente. E peço desculpas, mas que estou indignada com algumas opiniões. Idéias não diretamente ligadas ao programa ou no conceito de quem venceu, mas sim na minha escolha de assistir o programa. Fico injuriada com a falta de respeito sobre diferentes gostos.

Explica-se: depois de três dias consecutivos falando sobre o reality-show, que adoro e não tenho vergonha de falar isso, recebi várias críticas. E não foram construtivas e na verdade nem são criticas e sim julgamentos. Um dos mais ofensivas de um amigo me dizia que como eu uma pessoa com pós-graduação poderia assistir um programa desses.

Eu respondi que eu gostava, mas que respeitava a opinião dele por não gostar. Então ele me questionou de qual era a graça do programa que só tinha futilidades. Então respondi, perguntando como ele sabia que tinha futilidades já que afirmava de pés juntos que não assistia. Então ele todo nervoso, disse: e tanto escutar os comentários, não tenho paciência para isso e que meu conceito tinha caído muito a opinião dele. Ele disse que não agüentava mais pessoas falando do BBB e que nunca assistiria este tipo de programa. Então perguntei o que ele gostava de assistir. E ele me disse: “como todo homem futebol, mas não queira comparar o futebol com este tipo de programa, pois futebol é uma competição.”

Eu respondi que respeitava sua preferência muito ao contrário dele que já me julgava. E ainda argumentei, o BBB também é uma competição só que dura somente três meses e não tem violência e nem rivalidade e que depois deste período o assunto se encerrava-se e outro começava. E que era diferente dos homens que só sabem falar de futebol, já pensou como sofremos por tocarem no mesmo assunto. Ele ficou todo sem graça.

Bom este e-mail é só para falar que devemos respeitar as diferenças. Fala-se muito sobre o direito a igualdade e nos esquecemos do respeito às diferenças. Se eu sou obrigada a respeitar opiniões contrárias às minhas acho que o contrário deve ser recíproco. Na verdade, somos todos diferentes, cada indivíduo com suas peculiaridades, raça, credo, política, valores e costumes. Somos um povo diferente e, portanto, precisamos conviver com as diferenças da melhor forma possível. O respeito ao outro e as suas peculiaridades é fundamental, pois através deste respeito temos a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Admitir que o outro pode pensar diferente é atalho para harmonia. Quem consegue respeitar estas diferenças e viver sem se deixar abater por elas, é uma pessoa feliz. Viver e deixar viver, porque neste mundo repleto de diferenças, cada um busca ser feliz do seu jeito.

Deixo uma pequena reflexão:

Não de palpites onde não é chamado.
Não entre sem ser convidado.
Respeite para ser respeitado.
O que te faz feliz, pode não ser a felicidade do outro.
Tenha consciência, Respeite as diferenças.

Em um relacionamento, seja ele de amizade, familiar ou no trabalho: o respeito é fundamental! Respeitar os outros deveria ser universal. Para mim, é mais que necessário, é mais que uma questão de sensatez respeitar as pessoas!
É tão fácil julgar, apontar o dedo, dizer que fulano é isso ou aquilo. Para você respeitar não precisa conhecer, não precisa ser amigo: o respeito é uma questão de educação com o próximo e consigo mesmo.
Será que é tão difícil respeitar as escolhas das outras pessoas? Será que é tão difícil respeitar as decisões por elas tomadas? Será que é tão difícil assim respeitar a opinião alheia? Eu acredito que não! Eu acredito que é tão bom quando respeitamos e somos respeitados.

Por isso vou postar a final de todos o Big Brothers que acompanho sempre desde o primeiro. Quem gostar assista quem não gostar... paciência eu respeito (rs) PS: desculpe a qualidade de alguns vídeos não estão muito boas, principalmente das primeiras edições.

Final BBB1 – Kleber Bambam campeão: Final BBB1
Final BBB2 – Rodrigo Cauboi campeão: Final BBB2
Final BBB3 – Dhomini campeão: Final BBB3
Final BBB4 – Cida campeã: Final BBB4
Final BBB5 – Jean Wyllys campeão: Final BBB5
Final BBB6 – Mara Campeã: Final BBB6
Final BBB7 – Diego Alemão campeão: Final BBB7
Final BBB8 – Rafinha campeão: Final BBB8
Final BBB9 – Max Campeão: Final BBB9
Final BBB10 – Dourado Campeão: Final BBB10
Final BBB11 – Maria Campeã: Final BBB11

Nenhum comentário: