terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alertando contra Golpe

Oi queridos

Hoje vim tratar de um assunto muito sério: sobre golpes por telefone contra idosos.
Duas pessoas idosas proximas a minha familia cairam nem golpe nos  últimos quatro meses, por isso resolvi alertá-los. As vítimas geralmente são pessoas de idade avançada, e quem tem o coração bom e que não sabem dos golpes "modernos", por assim dizer.
No Total foram tres mil reais perdidos nestas duas vítimas e só não foi mais porque alguns parentes interferiram.


O Golpe é o seguinte. Uma pessoa liga falando que um (a) sobrinho (a) , geralmente é de outra cidade ou até de outro estado e que bateu o carro, e que este carro está numa oficina, mas como os documentos estão irregulares ele (a) precisa de dinheiro para o dono da oficina liberar rápido, já que ele (a) está a trabalho ou visitando alguém e precisa ir embora e que assim que chegar na casa em dois ou três dias devolveriam o dinheiro
Eles passam o número de conta e fala que é em nome do dono da oficina. Os idosos caem facilmente porque eles apelam para o lado sentimental, chegando até a chorar. Feito o deposito eles geralmente ligam de novo no dia seguinte, para falar que o conserto ficou mais caro e que precisam de mais dinheiro e muito ainda caem novamente.
O que mais me deixa revoltada e que os golpista chegam até passar o número de um telefone para que as vítimas liguem para comunicar do depósito. Geralmente são telefones de outros municipios.

Mas existem outros golpes, como da mulher, marido ou da filha (o) que estão internados e que precisam de dinheiro para uma cirurgia ou até para pagamento de despesas médicas. 
Outros que falam que o filho (a) foi sequestrado e que precisa do dinheiro senão o sequestradores irão matar o "suposto" sequestrado.

Conto da aposentadoria - Nesse caso, a vítima não é contribuinte da Previdência Social. O golpista identifica-se como fiscal da Previdência e, demonstrando bom conhecimento de assuntos previdenciários, prontifica-se a conseguir aposentadoria para a vítima, mesmo que sem a contribuição mensal. Esta aceita a proposta e paga várias parcelas em dinheiro pelo serviço. Quando a vítima percebe que tudo não passou de um golpe, o estelionatário some. As denúncias referentes a esse tipo de golpe podem ser feitas pelo Prevfone (0800-780191), de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.

Golpe do reajuste atrasado -O golpista identifica-se como funcionário de algum sindicato ou associação e age na saída de bancos ou próximo a entidades de classe. Ele aborda as vítimas dizendo que elas têm direito a receber os reajustes atrasados do benefício previdenciário, oferecendo-se, imediatamente, para agilizar o processo na Previdência Social. Para tal, pede alguns documentos e, para cobrir as despesas, um depósito de 10% do valor ao qual, segundo ele, a vítima terá direito pelos reajustes. Após receber o dinheiro, o estelionatário desaparece.

Golpe do cartão engolido - O golpista, usando um produto aderente, faz com que o cartão magnético do banco utilizado pela vítima fique preso no caixa eletrônico. O estelionatário fica à distância, observando a vítima digitar a senha do cartão. Após várias tentativas, a vítima desiste de usar a máquina e deixa o cartão. O golpista retira o cartão e saca todo o dinheiro disponível na conta corrente.

Golpe do cartão eletrônico - Envolve muita preparação dos golpistas. Em primeiro lugar, eles colocam no caixa eletrônico um dispositivo que prende o cartão magnético do cliente. Logo depois, os estelionatários esperam a vítima. Um deles fica em frente ao caixa eletrônico e coloca um aviso, com o logotipo do banco e o telefone para informações. A vítima, ao ver seu cartão retido, pede informações ao golpista. Esse afirma que o caixa deve estar com defeito, pois foi colocado um aviso do lado de fora da cabine. A vítima decide usar o telefone e é atendida por outro estelionatário, o qual se faz passar por funcionário do telemarketing do banco. A vítima fornece dados como o número da sua conta e a sua senha numérica e é orientada a procurar uma agência bancária para formalizar o extravio do cartão. Com a senha e o cartão em mãos, os golpistas sacam o dinheiro da conta.

Recadastramento bancário - Esse é realizado por telefone. O golpista liga para a vítima e diz ser representante do banco no qual ela possui conta. Na conversa, o estelionatário induz o correntista a fazer seu recadastramento bancário, digitando os números da sua agência, da sua conta e da sua senha. Com equipamentos capazes de identificar os sinais sonoros dos números digitados, os golpistas conseguem ter acesso a essas informações e sacar o dinheiro da vítima


E outras inúmeras que estão espalhadas por ai. Por isso peço a ajuda de todos para alertarem as pessoas de mais idade para não cairem nestes golpes, não precisa ser da família, pode ser aquele vizinho, um colega de trabalho e por aí vai. O importante é alertar para que ninguém caia mais nestes golpes. 
Umas das dicas que se podem dar as pessoas de idade e pedir para elas que sempre peça a orientação de alguma pessoa (parente, amigo, vizinho) antes de qualquer ação. Uma outra é orientá-los a fazer perguntas sem qualquer coisa relacionada com golpe , como por exemplo: sua mãe está junto com você (sabendo que a mesma não iria fazer isso), ou porque não liga pro seu pai (neste caso já falecido)que os golpistas irão responder facilmente sem perceberem que se trata de uma averiguação da verdade.

Espalhem a noticia. isso é muito importante para conseguirmos acabar com este tipo de roubo, para não falar violência, porque depois que os idosos se dão conta de que foram vitimas de golpistas elas ficam mal e algumas chegam até entrar em depressão.

Se você conhece algum idoso faça sua parte, é assim que vamos construir um mundo melhor.


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