quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Presente e futuro



Você com certeza já ouviu citações como “não tenho tempo para mais nada”, “meu dia tinha que ter mais de 24 horas” ou, então, “esse ano passou muito rápido”. Esses tipos de explanação são cada vez mais comum, tanto em assuntos pessoais quanto profissionais.
Mas por que repentinamente sentimos a impressão de que o tempo está voando e não alcançamos nossos objetivos ao término tempo, seja ele um ano, um mês, uma semana ou até mesmo um dia?
Ganhamos numerosos estímulos a todo o tempo e, quando nos damos conta, estamos fazendo mais de três coisas ao mesmo momento. Desse modo, temos a impressão de que os dias estão mais curtos e de que o tempo é o vilão dos nossos dias de trabalho. Mas, o problema em dizer “não” que impede as pessoas de alcançarem a satisfação. O desafio do ser humano nos dias atuais é aprender a acomodar-se seu tempo no que é verdadeiramente importante e que esteja digno com uma visão de futuro.
Em diversos campos de atuação das nossas vidas, a todo momento tomamos decisões e optamos por caminhos. Existem dois tipos de trajetos: os mais longos, que nos levam a um ambiente estável e privilegiado e os mais curtos, que nos orientam para um destino de inseguranças, incertezas e insatisfações pessoais.
Muitas vezes, para obter o sucesso é imprescindível abrir mão de certas condições visivelmente favoráveis, como um apropriado salário ou cargo de evidência, para nos dedicarmos à uma real oportunidade de crescimento.
Ter objetivos significa administrar distrações. Nós temos a tendência de ser direto e, muitas vezes, deixa de lado uma oportunidade futura, agindo apenas com o foco no curto prazo. Querer resultados no período atual e viver inteiramente em vez de apenas sobreviver é importante, afinal de contas não sabemos o dia de amanhã. Mas, o oposto é verdadeiro, se não preocuparmos com o hoje e com o foco no amanhã podemos nos frustrar.
Para não perder tempo, é necessário manter o foco que irá provocar mais força positivas nos seus resultados. Fazer várias coisas ao mesmo tempo é possível, mas como será a qualidade final de cada uma delas? Você será mais competente fazendo uma coisa de cada vez ou as duas juntas. Na verdade, fazer diversas atividades simultaneamente é uma maneira de muitas pessoas sentirem-se produtivas e importantes.
Portanto tente fazer uma coisa de cada vez para que tudo saia perfeito ou quase perfeito.
Não tente abraçar o mundo, porque com certeza seus braços não serão suficientes.
 Pense nisso!




Nenhum comentário: