domingo, 21 de março de 2010

Vc faz falta... muita falta


Hoje dia 21 de março Ayrton Senna completaria 50 anos de idade. Um grande  Homem acima de tudo.
Um excelente piloto, que não gostava de perder, mas nunca usou nenhum artificio para conseguir suas vitórias.
Vamos conhecer um pouco deste homem.

Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
Paulistano nascido no tradicional bairro de Santana, filho de um empresário brasileiro, logo interessou-se por automóveis. Incentivado pelo pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o seu primeiro kart, feito pelo próprio pai Sr. Milton. A habilidade do garoto na condução do novo brinquedo impressionou a família.
Começou a competir oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Em 1977 ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart e também em 1980, o Brasileiro em 1977, 1978 e 1980.
Em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600, pela equipe de Ralf Firman. Em 1982, foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000, pela equipe de Dennis Rushen.
Nessa época adotou o nome de solteira da mãe, Senna, pois Silva é um nome bastante comum no Brasil.
Em 1983, Senna ganhou o campeonato inglês de Fórmula 3, pela equipe de Dick Bennetts, depois de muita luta e, muitas vezes controversa, batalha com Martin Brundle. Também triunfou no prestigioso.
Neste último campeonato, após várias vitórias em Silverstone, a imprensa inglesa especializada chegou a chamar o circuito de Silvastone em homenagem a Ayrton.
Longe das pistas, Ayrton Senna era uma pessoa normal. Se é que um ídolo possa ter vida normal. Depois de cumprir os compromissos com a equipe, imprensa, patrocinadores e fãs, procurava sair rapidamente dos autódromos. Destino: Brasil. Cidade: São Paulo.
Em São Paulo, transformava-se no competente empresário que cuidava dos negócios com a mesma dedicação e preocupação que tinha na F1, como pode ser visto ao olharmos para o sucesso das marcas que criou: o personagem Senninha e a Marca Senna.
Acima de tudo Ayrton tinha orgulho de ser brasileiro.

Ayrton sempre foi um pessoa que lutava pelo bem. E ficou marcarda por diversas frases.

"Se você quer ser bem sucedido tem que ter dedicação total, buscar o seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

"Vencer é como uma droga. Eu não posso justificar, sob nenhuma circunstância, ser o segundo ou terceiro."

"Ser o segundo é o mesmo que ser o primeiro dos perdedores." .

"Eu procuro continuamente aprender mais sobre mim, minhas próprias limitações, as limitações de meu corpo e as limitações psicológicas. É o meu estilo de vida."

"É claro que existem momentos que você pensa quanto tempo ainda você conseguirá fazer isso porque existem outros aspectos não tão bons nesse estilo de vida. Mas eu adoro vencer."

"Correr, competir, está no meu sangue; faz parte de mim, faz parte da minha vida".

"Eu sei que é impossível vencer sempre. Eu só espero que a derrota não venha neste fim de semana".

"Eu não sei dirigir de outra forma senão arriscando. Cada um tem o seu limite. O meu limite está um pouco além do dos outros".


"O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos".

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho." (Ayrton Senna)

Ayrton se preocupava com o futuro, por isso plantou a Semente meses antes de morrer do Instituto Ayrton Senna. Em conversa com sua irmã, ele disse que iria fazer algo para  melhor o futuro das crianças. Não conseguiu fazer isso em vida. Mas sua irmã Vivianne Senna abraçou a causa e criou o Instituto. Frase de Senna:  "Se quisermos modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar"

 
Mas a frase que me marcou de todas foi uma feita  em janeiro de 1994, quatro meses antes do acidente que o matou.
"Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria minha vida se tivesse que viver parcialmente" .



SENNA - eternamente nosso heroí, acima de tudo um homem, e com orgulho de ser brasileiro, e que nos deu muito orgulho também e nos estimulou a lutar pelos nosso direitos e de nascer no Brasil.

AYRTON SENNA - para você minha eterna gratidão





Um comentário:

Unknown disse...

Que homenagem privilegiada, para um ser que se tornou um estrela, um idolo, um exemplo que todos nos temos que seguir de alguma forma.
Parabens