terça-feira, 22 de junho de 2010

Liberdade

Liberdade. 9 letras que representam o desejo maior e eterno de muitas pessoas. Para os detentos de um presídio, significa vida. Para o garoto que termina a relação com sua namorada, significa diversão. Para mim, o retrato perfeito dessa condição é o vôo do pássaro. Pudera eu, um dia ter asas e voar para bem longe; sem nada e nem ninguém que pudesse me segurar. Assim como tantas palavras do nosso dicionário, “liberdade” adquire um significado próprio para cada pessoa, em cada situação. Uns vivem na busca contínua por essa sensação. Outros a encontram, e quando conseguem isso, sentem falta de “algo”. E o queria seria esse “algo”? Talvez seriam as amarras que sempre nos prendem a alguma coisa que faz parte da nossa vida. É normal separarmo-nos de alguma coisa, para sentirmo-nos livres, e quando isso acontece, sentimos uma falta enorme daquilo que nos prendia. Nem sempre a total liberdade é sinônimo de felicidade. E estarmos em compromisso com alguém, não quer dizer que devemos nos privar de tudo. Podemos sim equacionar, balancear e dividir a liberdade: um pouco para cada lado. Cada um deve viver a sua vida. O problema é quando esse “um” resolve viver DEMAIS só a SUA vida. Começa a cavar um abismo entre ele e a outra pessoa. Aí é quando a liberdade acaba afetando e até tornando em ruínas aquele sentimento que poderia transformar-se, um dia, em amor. É difícil mesmo aceitarmos que essas 9 letrinhas podem ser tão traiçoeiras a ponto de destruir relacionamentos, sentimentos e emoções. Pois, afinal, não estamos todos em busca dessa tal liberdade?
Todos desejam a liberdade, mas existem pessoas que têm uma idéia equivocada a respeito de “ser livre”. Quando ouvem falar em direitos fundamentais e liberdade do ser humano, pensam que ser livre é fazer o que quiser como bem entender e agem de modo arbitrário, desmazelado e desorganizado, e justamente por isso acabam perdendo a liberdade.
Podemos comparar tais pessoas a motoristas que dirigem de maneira arbitrária, sem respeitar as leis de trânsito, e acabam provocando um grande congestionamento, no qual eles próprios ficam presos e não conseguem prosseguir nem um metro.
Existem muitas pessoas que não compreendem algo tão óbvio. Esse tipo de pessoa acha que seria uma maravilha se tudo fosse livre, se não existisse regras para nada. Mas, que seria deste mundo se todos fossem livres para agir como bem entendessem?
Suponhamos que os professores digam aos alunos: “Não precisam acordar cedo para vir à escola; podem dormir quanto quiserem”, “Aqueles que preferem brincar podem continuar no pátio. Se não quiserem entrar na sala de aula, não precisam entrar”, “Quem quiser conversar ou cantar na sala de aula pode fazê-lo à vontade” etc., etc.
É claro que, nessa circunstância, seria impossível ministrar aula. Parece ótimo poder fazer o que quiser da maneira que bem entender. Mas, se todos agissem desse modo, o mundo seria caótico, pois as pessoas imporiam a própria vontade umas às outras, e não haveria a verdadeira liberdade. Onde reina o caos, não existe a verdadeira liberdade e, portanto, não se manifesta a energia vital. Todo organismo precisa ser regido pela sabedoria.
Ingredientes essenciais da amizade é a liberdade e o amor. Amigo é aquele a quem se protege e se conforta a quem se quer bem e se ama. O amigo é livre. Não está preso pelo vínculo matrimonial. Vive sua própria vida. E mesmo Assim sabe que é amado pelo amigo ou pela amiga. O amor não constrange. Ele não o obriga a retribuir os benefícios do amigo. O que faz pelo amigo, ele o faz por amor e de livre vontade. E não obriga o amigo pelos seus atos de bem-querer e de amor, mas deixa-o completamente livre.
Quem ama verdadeiramente sabe fazer o outro livre. Ser livre não é caminhar sozinho, mas sim caminhar sabendo que ao seu lado você sempre terá um amigo fiel. E que esse amigo o ama e não o quer sofrendo.
A liberdade quando conquistada ela dura eternamente, assim como o amigo…se ja conquistamos nossos amigos ou amigas agora é hora de conquistar a liberdade, não abandonar, mas caminhar JUNTOS, no mesmo caminho.
Uma amiga uma vez me disse que fazer livre o outro é: continuar a amizade apesar das mudanças da vida!! O tempo passa as pessoas crescem, e não podemos impedi-las de crescer, devemos seguir juntos no mesmo caminho e enfrentar as lutas que essa nova etapa da vida irá nos trazer.
E é nessa liberdade que descobrimos o verdadeiro sentido da amizade, aquela que não cobra mas que ama.
É tempo de crescer, de dar frutos e de fazer o outro livre para amar.
Você ja conquistou a liberdade do seu amigo ou amiga? Ainda tem tempo…



Nenhum comentário: