21 de Junho é dia da música
Quando se questiona qual é o significado da música pode-se encontrar diversas respostas, tais como: a música não tem significado ou , a música significa formas e sentimentos ou ainda a música significa as emoções e outros.
Cabe entender, primeiramente, o que se quer dizer com significado; em segundo lugar, como a música manifesta idéias, formas, movimentos ou emoções; finalmente, como os ouvintes recebem e interpretam os sinais acústicos e seus significados.
A semiótica da música é a ciência que estuda o significado musical: das bases acústicas à composição, das obras à percepção; da estética à musicologia, etc.
Na verdade, questões de significação são tão antigas como a própria música. Músicos e filósofos de todas as épocas e culturas se preocuparam com essas questões.
Porém, só mais recentemente é que as investigações nessas áreas fizeram uso das teorias semióticas modernas.Resumindo: A música é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo. Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas.
Por isso deixo abaixo dois links de dois artistas que eu adoro
Mas dia 21 de junho tb é dia da mídia. No Brasil mídia significa quase tudo o que diz respeito à comunicação.
Por isso mesmo, é algo de extrema importância para a sociedade atual, cada vez mais atrelada à mídia para se comunicar.
O mundo passa pela tela da televisão, pelas ondas do rádio, pela rede mundial ou pelo papel-jornal. O que não existe neles, não existe para a maior parte da sociedade.
McLuhan definiu em poucas palavras um dos paradigmas mais conhecidos a respeito da mídia: “o meio é a mensagem”. E 21 de junho é a data dos mediadores de grande parte das mensagens do cotidiano: o Dia da Mídia. Envolve não só os meios de comunicação tradicionais, como os jornais, mas também as novas mídias, como blogs, fóruns, links patrocinados, conteúdo para celular, entre outros meios que surgiram com a Internet.
Um aspecto lembrado quando se fala de mídia são os envolvendo a ética e o compromisso do profissional de comunicação para com a sociedade. Assim, embora alguns meios de comunicação recebam críticas por não cumprir seu papel como agente da opinião pública, e outros se desgastem por não se adaptar às mudanças do papel da comunicação com o advento da Internet, não há de se negar a relevância da mídia como mediadora de nossas relações com o mundo.
Seja como comunicação massiva ou segmentada, os meios de comunicação sofrem transformações contínuas pelo fato de o cidadão ter acesso a conteúdos cada vez mais irrestritos na Web. Com tais mudanças, profissionais ligados a marketing de links patrocinados, redatores publicitários, relações públicas, webmasters, também fazem parte do rol de indivíduos cuja profissão é estreitamente ligada à mídia.
A seguir, o código de ética para a mídia, criada pelas Nações Unidas e organizações não-governamentais.
1. É responsabilidade moral da mídia disseminar informações em cada aspecto da realidade em que nós vivemos.
2. A mídia deve disseminar a informação com respeito e consideração pelo público.
3. A informação deve ser organizada, distribuindo o "peso" dos diferentes setores, para respeitar o direito ao conhecimento de importantes grupos sociais.
4. A informação deve refletir a realidade com uma variedade de conteúdo e notícias que espelhem os componentes da real situação, à medida que seja definida.
5. A informação deve procurar, sempre que possível, as causas dos eventos que influenciam o comportamento dos seres humanos.
6. A mídia tem o privilégio e a tarefa de reportar os eventos relatados no contexto de sua relação com os princípios da responsabilidade e da busca pelo bem comum.
7. É privilégio, tarefa e responsabilidade da mídia fazer o seu melhor para enfatizar as conexões entre os eventos mundiais mais significativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário