quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Faça seu tempo


As pessoas vivem reclamando que não tem tempo para isso ou para aquilo. E eu sempre digo que o tempo é a gente que faz ou melhor temos que organizar em coisas que geralmente queremos fazer naquele momento e que não vai nos prejudicar no futuro.
Muitas pessoas define o tempo como carrasco,  algoz, desumano, cruel.
Estive refletindo a respeito de como usamos o tempo, e no número de vezes que repetimos a frase “não tenho tempo”. Mas a pergunta chave não é “quando terei mais tempo” e sim “quanto tempo mais terei”.
A vida precisa de planejamento negligenciamos o tempo com relação à saúde. E a dificuldade que temos em nos reconciliar? Seja com um familiar, amigo ou colega de trabalho que por ventura tenha nos magoado. Às vezes carregamos uma mágoa por tantos anos que no final, nem sabemos mais como a briga começou. Será que teremos tempo pra dizer tudo o que precisa ser dito?
Quantas viagens ficaram para o próximo ano? Aquelas férias maravilhosasque sempre prometemos, mas nunca vamos. A viagem dos sonhos, conhecer a neve, um cruzeiro.
E as roupas e perfumes que compramos para uma ocasião especial? Algumas dessas coisas guardamos por tanto tempo que quando percebemos, nem nos servem mais, saíram de moda ou não fazem mais nosso estilo.
Com essa minha reflexão, pensei num plano para aproveitar melhor o tempo:
1 – Para ter mais tempo é preciso saber o que é realmente importante. É preciso priorizar.
2 – Dar mais atenção aos projetos pessoais. Ganhar dinheiro é fundamental, mas não é tudo. Socializar, aprender, passar mais tempo com a família, ouvir os mais velhos, curtir as crianças, o tempo também passará para eles.
3 – Cuidar da saúde física e mental, agora. Encontrar tempo para dormir, para comer, para viver. Como é que você pode cuidar dos outros se não consegue fazer isso consigo mesmo?
4 – Exercer o perdão, sem medo. Pensar em cada mágoa como uma grande e pesada pedra, quanto mais rápido se livrar delas, mais leve será a caminhada.
5 – Viajar mais. Nem que seja para um acampamento do outro lado da cidade. Conhecer pessoas, sair do contexto e relaxar.
6 – Usar tudo o que comprar ou ganhar, sem essa de ocasião especial. Todos os dias podem ser ocasiões especiais, é só querer.
7 – Honrar os compromissos. Só prometer aquilo que realmente pode cumprir, seguir à risca a agenda. A sua consciência ficará bem mais tranqüila.
8 – Trabalhar todos os dias do ano como se fosse passar por uma auditoria. Tudo em dia, tudo idenficado, assim qualquer pessoa poderá te ajudar se algum dia por ventura precisar. Nunca deixe para fazer amanhã o que se pode fazer hoje, e sem peso na consciência
Não podemos mudar o que já vivemos, mas sempre há meios de fazer do presente um acontecimento único, especial. Um dia de cada vez, é preciso achar tempo para todas as coisas que são importantes: Administrar carreira, amigos, família, saúde, lazer… Não sabemos o dia em que o tempo acabará para nós.

Um comentário:

Vivian Ortiz disse...

Oi Amiga!!!

Ótimas dicas para otimizar o tempo!! Com o final do ano batendo em nossa porta, são super úteis.

Beijocas