quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gerúndio em excesso = Endorréia


Bom o texto de hoje é sobre o uso excessivo que algumas pessoas fazem do gerúndio “vou estar transferindo”, “vou estar verificando” “eu vou estar pagando”, e por assim vai... Tem uma pessoa no me local de trabalho que faz isso demasiadamente. Já falei mais de mil vezes que isso é feio, mas “o que esta me parecendo (rs) a pessoa não quer estar “entendendo” (rsrs). Isso me irrita num grau que nem conto para você.

Brincadeiras a parte já dei um toque para esta pessoa umas dez vez, mas finge que não está nem aí... Bom o toque já foi dado... Por enquanto é suportável, mas não sei se em outra empresa isso é admissível, aqui que um mini-micro empresa tudo bem é passável.
Bom o uso das formas gerundiadas no cotidiano da língua portuguesa constitui um gravíssimo crime. Um assassinato da nossa comunicação, da língua e da nossa cultura. E é preciso, para isto, muita insensibilidade e bem pouca inteligência. Em síntese, o resultado de uma excessiva burrice. Será que elas não percebem coitadas, a deselegância que é, a falta de nível e a deselegância que significa? Não sentem que é antiestética esta pronúncia? Além de ser muito feio e ferir a audição alheia. Então me pergunto aonde isso tudo começou?

O uso indiscriminado do gerúndio - a endorreia, o emprego viciado de formas como "vou estar passando o recado" - pode estar longe de ser erradicado, mas já tem uma vítima involuntária: o próprio gerúndio.
Uma década depois de o fenômeno se propagar feito gripe pelo país, especialistas começam a perceber que o combate ao uso repetitivo do gerúndio nas perífrases (dois ou três verbos numa locução verbal) criou em muita gente uma aversão a qualquer tipo de gerúndio, mesmo quando este é a forma mais adequada para apresentar uma ideia.

O que é a endorréia?
Endorréia é a estrutura com três verbos ("ir" + "estar" + gerúndio), por sua vez, traz os auxiliares "ir" no presente do indicativo (vou, vai, vamos), que remete a ação para o futuro, e "estar", que emite a sensação de continuidade da ação.

Pesquisei na internet e alguns deles apontam que são pessoas com baixo nível de estudo. Mas eu já muito político usando também o gerúndio em excesso. Diante disto segue um texto que encontrei na internet, é meio grande mas é muito legal.


GERÚNDIO - Em excesso causa morte! - Osvaldo Filho

Fala sério, ninguém merece estar ligando para um 0800 qualquer e estar ouvindo aquela voz feminina estar falando incansavelmente no gerúndio. Ela acaba de estar informando o nome dela e: “Você pode estar aguardando um momento?” Vou estar respondendo que “Sim”. Não vou estar tendo outra opção mesmo. Daí vai estar tocando uma musiquinha chata. Vai estar cansando, é normal. A orelha vai estar avermelhando e vai estar queimando quando ela vai estar dizendo: “Em que posso estar ajudando?” Então você vai estar explicando para ela qual é o seu problema, assim que você vai estar terminando ela vai estar esquivando: “Senhor, vou estar transferindo a sua ligação. Por gentileza, o senhor vai estar aguardando um momento.” Vai estar repetindo a musiquinha. Outra atendente vai estar atendendo e vai estar se identificando, vai estar perguntando em que ela vai poder estar te ajudando, daí você vai estar esclarecendo outra vez o seu problema quando ela vai estar transferindo a ligação e pedindo para o senhor estar aguardando. Isso vai estar se repetindo durante horas até que você não vai estar agüentando mais e vai estar desligando o telefone.
Daí você vai estar queimando no golpe e vai estar se dirigindo até a Central. No caminho você vai estar ligando o rádio e vai estar ouvindo: “Você pode estar ligando agora mesmo e estar pedindo a sua música preferida”. Então você vai estar mudando de estação de rádio até que vai estar ouvindo: “Hoje a tarde vai estar chovendo e o dólar vai estar subindo”. Você vai estar ficando nervoso com o trânsito até que você vai estar percebendo que vai estar aproximando de onde você queria estar indo. Você vai estar estacionando e vai estar saindo do carro, antes você vai estar acionando o alarme, para não estar sendo roubado como da última vez.
Logo que você vai estar entrando o porteiro vai estar recebendo: “Em que posso estar te ajudando?” Aí você fala que vai estar querendo resolver aquele problema. Ele vai estar mostrando a escada, você vai estar subindo e vai estar chegando na sala da pessoa que você vai estar precisando falar.
Após você estar cumprimentando você vai estar expondo a sua dificuldade. Ela vai estar te atendendo e também vai estar passando um protocolo, depois vai estar te pedindo para você estar tirando um monte de cópias para estar juntando na ocorrência que ela vai estar abrindo.
Você vai estar saindo de lá exausto e vai estar sentindo a cabeça que vai estar doendo. Você vai estar lembrando que vai estar tendo aula importante na faculdade. Você vai estar chegando atrasado, a chuva vai estar atrapalhando bastante, mas você vai estar conseguindo chegar a tempo para a última aula: língua portuguesa.
A professora vai estar falando: “Gente, vocês podem estar me mandando e-mail na hora que quiserem para estarem tirando suas dúvidas. Vou estar enviando as matérias para vocês estarem estudando. Atenção: vou estar aplicando a prova na próxima aula. Não quero ninguém estar chegando atrasado, ein?” Nisso a sua cabeça vai estar estourando. Você vai estar voltando pra casa, vai estar tomando um banho, vai estar deitando e vai estar dormindo.
De manhã, vai estar batendo à sua porta o padeiro que vai estar oferecendo pão, o leiteiro que vai estar entregando o leite, o jornaleiro vai estar jogando o jornal, até que uma vendedora vai estar apertando a sua campainha para estar vendendo cosméticos. Você vai estar ouvindo ela dizer que aquele produto vai estar sendo bom para a pele que vai estar sendo limpa e vai estar sendo revitalizada conforme você vai estar usando aquele produto.
Seu irmãozinho vai estar interrompendo: “Moça, dá pra você estar indo embora agora?” Desconcertada, ela junta os catálogos e vai estar se retirando. O café vai estar sendo colocado enquanto você escuta a doméstica dizer: “Vou tá fazenu um almoço bem gostoso hoje”. Daí você vai estar se cansando de ouvir tanta gente estar falando no gerúndio.
Você levanta da mesa. Desesperado corre de pijamas para a rua movimentada e grita: “Pelo amor de Deus, parem de falar só no gerúndio!!!” Vem um carro e te atropela. No hospital as enfermeiras, os médicos, até os colegas de quarto falam no gerúndio. Você não resiste: vai para a UTI e bate as botas.
COMO TUDO VAI ESTAR ACABANDO?
Grande decepção com o São Pedro na porta do céu: “Você vai estar sendo muito feliz aqui no Paraíso. Seja bem vindo!”

Nenhum comentário: