terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novo Signo - É tudo mentira

Uma entrevista de um astrônomo a um pequeno jornal do interior dos EUA foi reproduzida na internet de forma rápida e até que alguns dos principais veículos de comunicação do mundo estampassem a bomba "O horóscopo mudou, existe um novo signo e tudo que você achava sobre sua personalidade pode ser mentira".
A verdadeira história é que existe uma velha rixa entre astrônomos e astrólogos. Um astrônomo norte-americano Parke Kunkle afirmou em entrevista ao americando que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês. Isso significaria que os períodos de cada signo não seriam mais os mesmos; ou seja, alguém que viveu sempre como Cânceri poderia passar a ser Gêmeos , uma pessoa que viveu no signo de Virgem agora poderia ser de Leão. Além disso, ele propôs a criação de um 13º signo, o Serpentário.
“O complicado é quando os pesquisadores resolvem se apoiar nessa descoberta astronômica para dar palpite sobre uma área que eles desconhecem: a astrologia”, afirma a astróloga e colunista do iG Monica Horta. “É sempre a mesma coisa. A gente desmente centenas de vezes e eles (os astrônomos) vêm com provocação”, faz coro o presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Antonio Facciollo Neto.
 O vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, concorda. “Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo”, diz. “Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde ao início de Áries”.
Mas isso não quer dizer que o céu seja imutável. Quer dizer que o zodíaco como o conhecemos segue outras regras. “No sentido do zodíaco trópico essas mudanças não influenciam. Enquanto houver as quatro estações do ano, vai ser igual. É como um transferidor em que você tem demarcadas 12 áreas de 30 graus, que são os signos”, afirma Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo. “A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte”.
Para Antonio, é mesmo uma questão de velhas rixas. “A diferença é que a astronomia é quantitativa. Mas a astrologia é qualitativa, pesquisa a qualidade de cada influência. Essa briga é muito antiga”.
Alguns veículos de comunicação, que perceberam o erro, tentaram consertar e acho que ficou até pior, afirmando que o novo signo era para pessoas nascidas a partir de 2000.
Mas mesmo meros mortais como nós poderíamos notar que o novo signo era falso, pois havia um dia que se repetia nos signos, explicando, o último dia de um signo era repetido no primeiro dia do próximo signo, (exemplo Capricórnio de 20 de janeiro a 16 de fevereiro, Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março ) veja lista
Capricórnio: nascidos entre 20 janeiro e 16 fevereiro
Aquário: nascidos entre 16 de fevereiro e 11 de março
Peixes: nascidos entre 11 março e 18 abril.
Áries: nascidos entre 18 de abril e 13 maio.
Touro: nascidos entre 13 de maio e 21 junho.
Gêmeos: 21 junho a 20 de julho.
Câncer: julho 20 a 10 de agosto. .
Leão: 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: de 16 setembro a 30 de outubro.
Libra: de 30 outubro a 23 de novembro
Escorpião: de 23 de novembro a 29 novembro.
Ophiuchus: de 29 de novembro a 17 de dezembro ( esse é o novo signo)
Sagitário: 17 dezembro a 20 de janeiro


Ou seja os signos que nascemos, para quem acredita continua igual até hoje como explicação dos especialistas acima.

Nenhum comentário: