terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ruído na comunicação


Um das maiores dificuldades da comunidade do mundo é a comunicação, ou melhor, dizendo a falta dela, ou a má interpretação dela. Para quem estuda Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas etc.) isso é chamado de ruído na comunicação.

Os ruídos de comunicação são responsáveis por muitos dos problemas da humanidade. Beltrano fala algo que cicrano que não entende direito e quando os dois se dão conta, o pior já aconteceu. E a situação fica pior quando se tanta de interpretação... Porque fulano fala de um jeito e beltrano entende de outro, aí a confusão está armada. E como se livrar disto.

Não há jeito, desde dos primórdios da humanidade existe este tipo de ruído e a cada ano que passa isso tente a piorar, devido ao aumento de gírias e linguagens tanto virtual como pessoal.
O que para uma pessoa pode parecer legal, ou um simples linguajar, para outra pessoa pode ser uma ofensa mortal.
Eu já passei por diversas situações assim, tanto de mal-interpretador como de não se compreendida. O que podemos fazer é só aprender a conviver com isso e sempre que possível ser o mais claro e simples possível, para não cair em situações constrangedoras.



Brincadeira da discórdia: ontem à noite os participantes do BBB tinham que escolher outros dois brothers para ir para o quarto do terror. Paula e Diana foram, por assim dizer, as felizardas. O que elas não sabem e nem os outros participantes, e que este quarto terá conseqüências mais sérias e graves do que do outro onde a ex-participante Michelly ficou, que era só para assustar e salpicar um pouco de discórdia na casa, que até então estava parada sem atrito nenhum. 
Hoje após a eliminação de um confinado, as duas deverão seguir para este quarto aonde ficaram por 10 horas num quarto todo preto, iluminada somente pela luz do relógio que marcara a contagem regressiva do “suposto” aprisionamento.
Mas não para por aí. No chão deste quarto existirão duas mil chaves, na qual terão que encontrar duas chaves para abertura da porta. Caso elas consigam abrir, terão que escolher dois brothers (um de cada lado da casa) para formar o próximo paredão. Se não conseguirem a líder (eu acredito que ainda seja a Maria) terá que escolher qual das duas irá para o próximo paredão.
Mais: independente do que acontecer (se conseguirem ou não) a próxima eliminação será diferente. Os brothers deixarão a casa no dia 28 de fevereiro. O paredão poderá ser duplo ou triplo... O jogo está começando esquentar.
Hoje Adriana, Rodrigão ou Wesley deixará a disputa. Espero que o público que goste deste reality-show seja esperto e elimine quem não acrescenta nada e quem não tem projeto para o prêmio. Agora só resta esperar.

Nenhum comentário: