Oi gente ,
O post de hoje, eu queria colocar dede semana passada, mas devido algumas ocorrência deixei para essa semana e quase ia passando, mas ontem numa conversa com minha irmã mais velha, por causa de um especial no canal Discovery Home & Health resolvi publicar hoje.
Na última sexta-feira deste mês, para ser mais precisa dia 29 de abril o príncipe William e a plebéia Kate Middleton, que na verdade se chama Catherine Elizabeth Middleton irão se casar. Mas o assunto já vem sendo tocado a praticamente um ano. Os dois queriam ser discretos até tentaram esconder a data, mas infelizmente com a posição de príncipe era praticamente impossível.
Até ai tudo bem, mas está sendo feito um espetáculo em torno dele. E como diz um grande amigo meu, Leandro Martins, que em seu blog (http://leandrojornalista.blogspot.com) deixou muito bem a diferença entre sensacionalismo e espetaculização . O casamento está sendo espetacularizado. Muitas notícias chovem na internet, sobre o vestido da noiva, como os noivos chegaram a igreja, se ele usarão ou não a coroa, enfim muitas notas falsas confundem a cabeça do leitor.
Mas espetaculização não vem só por parte da imprensa não, vem de todas as áreas. Criou-se um comércio em volta do casal, William e Kate. Existe vários souvenires com a imagem deles estampadas, de toalha até canecas, passando, por (pasmem) porta-balas e saquinhos de chás. E tanta gente querendo ganhar dinheiro que saiu uma caneca com o príncipe errado, a foto estampada era do príncipe Harry.
Ai fico me perguntando... tudo bem que é uma grande data, e que no casamento do príncipe Charles e da princesa Diana em 1981 o espetáculo foi igual, só que convenhamos o tempos eram outros e era o casamento do herdeiro direto da rainha. Hoje não há o porque disso, o príncipe William só se tornará rei depois da morte de sua avó a Rainha Elizabeth e de seu pai, o príncipe Charles.
Haverá transmissão para vários países, inclusive o Brasil. Ai me vem outra pergunta, o que ganharemos com isso? Qual o interesse brasileiro nisso.
Em tempo somente uma brasileira foi convidada para o enlace matrimonial inglesa, não é, a presidente Dilma, mas trata-se de Lily Safra, um das donas do Grupo Safra (bancos).
Um comentário:
Mais do q espetacularização, é capitalismo! Aí vai além. Já virou comércio...
Postar um comentário