terça-feira, 5 de abril de 2011

Niver do dia - Sinceridade

Gente hoje é dia de personagem... mas saindo novamente do roteiro, vou falar sobre dois assuntos.

Primeiro: Hoje é niver da minha prima Adriana, praticamente uma irmã. Fomos criadas juntas, ela não saia da minha casa, claro que é um ano mais velha, mas isso não faz diferença. Sempre brincávamos juntos, depois na adolescência nos afastamos um pouco ela foi morar no interior junto com mãe. Um pouco mais velha, na fase adulta voltou e até morou uns dois ou três meses lá em casa. Depois arranjou um cantinho para ela e o irmão... Um pouco mais tarde casou e hoje é uma dona de casa, com três filhos, os meus priminhos mais fofos. Adoro todos. Agora nos reaproximamos de vez e acho que é para sempre, apesar de algumas diferenças (e olha que não sou pouca) admiro muito pela vontade e pela garra desta Mulher.

Nina... Feliz aniversário prima... tudo do bom e do melhor hoje e sempre!!!


Segundo assunto é a sinceridade, afinal de contas o que é ela? Sinceridade é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro. Sinceridade é mostrar ao outro a verdade ou opinião sem criticá-lo, deixando claro sua posição. É ser puro, cordial, franco, leal, verdadeiro. E será que este sentimento ou emoção, está em desuso? Acredito que sim, ultimamente tenho tido várias provas disso, em diversas áreas.





Mas as vezes acho que eu que sou sincera demais. Uma vez um antigo patrão meu me disse que sinceridade demais e falta de educação, será? Qual sua opinião? Até que ponto a sinceridade pode atrapalhar nossas vidas? E você é sincero? Quantas perguntas para uma palavra de significado tão simples. Honestamente (que em alguns lugares que dizer o mesmo que sinceramente) eu acredito que a sinceridade é um dos sentimentos mais nobres ao lado de outros, claro. E até agora não me atrapalhou em nada, que dizer complicou algumas coisinhas, mas tenho certeza que lá na frente serão insignificante.

Para finalizar dizem que sinceridade é um defeito, então possuo mais este defeito, porque sou sincera ao extremo. Sofro do mal da sinceridade. Um mal que me condena, por mais que eu tente disfarçar Se não acho a graça, não rio. Se não gosto do que a pessoa disse, meu olhar pode me entregar (principalmente as pessoas que me conhecem profundamente).


 
O segredo da sinceridade é saber lidar com ela. Assim como com todos os seus outros defeitos e qualidades que possuimos. Temos que respeitar os limites e, mais ainda, os sentimentos alheios. A consciência sempre pesa quando não fizemos à coisa certa. Não tem como evitar.
Infelizmente ou felizmente, ainda somos educados a não falar tudo que pensamos. Sorte de alguns, azar de outros. Apesar de tudo, acredito que a sinceridade é o melhor defeito que uma pessoa pode ter.
Sinceridade é muito mais que apenas uma palavra, sinceridade (ou a falta dela), é a base de qualquer interação entre duas pessoas, independente da profundidade desse relacionamento.

Nenhum comentário: