quarta-feira, 6 de abril de 2011

Personagem: Pernalonga

 

Pernalonga é um coelho cinzento, personagem dos Looney Tunes e na série de desenhos animados Merry Melodies, sendo um dos personagens mais bens conhecidos no mundo. É o mais conhecido dos Looney Tunes e ícone do estúdio Warner Bros .Sua primeira aparição foi em 1938, mas de acordo com sua biografia "ele" nasceu em 1940 em Brooklyn em um desenho chamado "A caçada de Gaguinho ao coelho nessa época ele se chamava Happy Rabbit e tinha uma risada parecida com a do Pica-Pau. Pernalonga, sempre confiante, em vez de fugir, enfrenta seus adversários.

O pernalonga é notado pela sua frase "de Eh, o que que há velhinho?", quase sempre mastigando uma cenoura e as suas confusões com Elmer Fudd, Yosemite Sam, Marvin o Pato Marciano, Patolino, Bruxa Hazel, Rocky e Mugsy, Coiote e outros personagens. Quase sempre o Pernalonga sai o vencedor nesses conflitos porque isto está na sua natureza. A posição com que o Pernalonga mastiga a cenoura, como explicado muitos anos depois por Chuck Jones, e novamente por Friz Freleng, vem do filme, "Aconteceu uma noite", de uma cena onde o Clark Gable está apoiado contra uma cerca, em que come cenouras mais rápido do que pode engolir, e está dando instruções com a boca cheia ao personagem de Claudette Colbert, durante a seqüência que viaja pedindo carona. Esta cena foi tão famosa que a maior parte das pessoas imediatamente sabiam que o Pernalonga fazia uma imitação de Clark Gable.

A frase "O que é que há velhinho?" foi escrita pelo diretor Tex Avery em 1940 em "Uma Lebre Selvagem.". Avery explicou depois que era uma expressão comum no Texas.
O Coelho Feliz (o prototipo do Pernalonga) apareceu pela primeira vez no desenho Porky's Hare Hunt, lançado no dia 30 de Abril de 1938. O curta foi co-dirigido por Cal Dalton e Ben Hardaway.
O Pernalonga foi popular durante a Segunda Guerra Mundial por causa da sua atitude bombástica, e começou a receber o faturamento de estrela especial nas suas caricaturas antes de 1943. Como Disney e Estúdios Famosos estavam fazendo,a Warner colocou o Pernalonga em oposição aos inimigos mais grandes do tempo: Adolf Hitler, Herman Goering, e os japoneses.
 Desde então, pernalonga apareceu em várias vezes nos curtas do Looney Tunes e nas séries de Merrie Melodies, fazendo a sua última aparição nas caricaturas teatrais em 1964 com a False Hare.
Como Mickey Mouse da Walt Disney, o Pernalonga serviu de mascote de Warner Bros. Ele e o Mickey são os primeiros personagens de desenho a ter uma estrela na calçada da fama em Hoolywood. Uma versão mais jovem de Pernalonga é o personagem principal de Baby Looney Tunes.


Veja que faz parte da Looney Tunes junto com divertido coelho.


Patolino é um pato preto ficcional da série de animação Looney Tunes, dos estúdios Warner Bros. Foi introduzido em 1937, em um filme chamado "Gaguinho e a caça ao pato".
Patolino foi aparecendo com mais frequência, quase sempre como adversário do Pernalonga (principalmente para evitar as balas de Hortelino), inconformado que tudo dava certo para o coelho, mas para ele não. E enfim, sempre levava a pior contra o Coelho esperto, levando-o a soltar o bordão "Você é desprezível" ou como amigo do gaguinho.
No curta Duck Dodgers do Século 24 1\2 (paródia de Buck Rogers) Patolino interpreta o herói espacial Duck Dodgers, que ao lado do companheiro Gaguinho disputa um planeta com Marvin o Marciano. Mais tarde Dodgers estrelou sua própria série animada.


Lola Bunny é uma coelha personagem do desenho animado Looney Tunes. O coelho Pernalonga é apaixonado por ela.
Estreou primeiramente em Space Jam - O Jogo do Século, tendo depois aparecido nos desenhos clássicos. Um anacronismo envolvendo a personagem consiste no fato dela ter aparecido no desenho Baby Looney Tunes, pois, ela só teria conhecido o Pernalonga no filme citado acima.


Gaguinho é um personagem ficcional criado pelo animador Friz Freleng, e participante das séries de animação Looney Tunes e Merrie Melodies do estúdio norte-americano Warner Bros.. Personifica um porco e assim como já diz seu nome, ele é gago. Por esse motivo, quase sempre demora para completar uma frase. É grande amigo do Patolino e bastante ingênuo, o que faz com que Patolino queira prontamente se aproveitar.
"Duck Dodgers", ele é o fiel escudeiro de Duck Dodgers, herói maluco espacial vivido por Patolino. Os seus inimigos e nesse desenho são Marvin o Marciano e sua esposa.
Gaguinho estrelou no "Show do Gaguinho" (Porky Pig Show) em (1967). Participou de vários outros episódios em que ele é o dono do gato Frajola e é atormentado pelo Patolino.



Hortelino Troca-Letras é um dos personagens mais famosos dos desenhos animados Looney Tunes. A maioria das suas aparições é caçando o coelho Pernalonga e/ou o pato Patolino. Como é de costume nos desenhos animados, ele nunca consegue pegá-los.
Seu nome no Brasil se deve ao fato de trocar as letras quando fala, principalmente o R pelo como L.
Um outro fato a ser é que Hortelino fala "toelho".Isso na verdade, foi apenas uma adaptação da dublagem no Brasil, pois o Hortelino não tem razões para falar "coelho" errado, pelo fato de que ele só não consegue falar palavras com a letra R, diferente da versão em inglês em que coelho é escrito com R, e ele fala.



Frajola é um personagem fictício da série de desenhos animados americana Looney Tunes, mais conhecido por estrelar a série de desenhos chamada Sylvester and Tweety (no Brasil, "Piu-piu e Frajola", em Portugal "Silvester e Tweety").
Frajola é um gato preto, que tem nariz semelhante a de um palhaço, que tem suas necessidades alimentícias, e apenas quer cumprir a cadeia alimentar. Portanto, persegue o passarinho Piu-Piu e o ratinho mexicano Ligeirinho, também às vezes o canguru Hippety Hopper que se parece com um rato gigante para se sustentar. Mas é claro que ele não tem a necessidade de comê-los, é apenas birra, porque sua dona é a Vovó e o deve tratar muito bem. Às vezes também, seu dono é Gaguinho, mas nesse desenho ele não persegue nem Piu-Piu nem Ligeirinho. Em geral, quando os tenta comer (Piu-Piu e Ligerinho) sempre se dá mal.
Frajola também tem um problema de dicção que o faz falar cuspindo igual ao Patolino. Uma das frases que lhe é associada é: "Sufferin succotash!", que em português é traduzido algumas vezes para: Santa estupidez!



Piu-piu é um passarinho, personagem de desenho animado criado por Bob Clampett em 1940. Faz parte da série Looney Tunes, produzida pela Warner Bros. É perseguido por Frajola.
Mostra-se como um personagem extremamente meigo e doce, mas reage com extrema maldade aos ataques do gato Frajola. Seu bordão é "Eu acho que vi um gatinho!"



Vovó é um personagem ficcional presente na série de animação Looney Tunes, dos estúdios Warner Bros., a partir da década de 1950. A personagem foi criada pelo animador e diretor Friz Freleng. É dona do pássaro Piu-Piu, do gato Frajola e do buldogue Hector.
Sua última aparição foi no desenho Os mistérios de Piu-Piu e Frajola. Nele, a Vovó é uma detetive, que investiga qualquer tipo de mistério. No desenho, também fica explicada a razão de a Vovó sempre andar com uma lente no pescoço (é a lupa dela; de investigação). Ela também apareceu no filme Looney Toones de volta à ação.



Héctor é um personagem ficcional dos Looney Tunes,sempre bate em Frajola,para proteger Piu-Piu.Sua dona é a Vovó sua última aparição foi em Os Mistérios de Piu-piu e Frajola uma série envolvendo os personagens Frajola,Piu-Piu,Vovó,Hector e outros personagens do Looney Tunes que fazem aparições especiais na série.



Papa-Léguas e Coyote são personagens de desenho animado criados em 1949 por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros. Um dos mais conhecidos Looney Tunes, são baseados em animais reais nativos dos desertos do sudoeste americano, o galo-corredor e o coiote.
O Coiote também apareceu em outros desenhos contra Bugs Bunny (br: Pernalonga) e um cão pastor chamado Sam. Levou a inspiração no personagem Cactus Jack filme de faroeste interpretado pelo Kirk Douglas.


Frangolino é um personagem de desenhos animados criado pela companhia Warner Bros. Suas principais características são ser um galo branco bem grande, de cabeça marrom, e bastante encrenqueiro em suas participações nos desenhos animados dos Looney Tunes. Na maioria das vezes, sua irreverencia diante dos outros personagens, tornam o final do episódio ruim para Frangolino, que quase sempre acaba machucado. Seu inimigo é o cão Barny.

Eufrazino Puxa-Briga é um personagem de desenho animado, criado em 1945 pelo animador Friz Freleng fazendo parte da série Looney Tunes produzida pelos estúdios Warner Bros. de 1930 a 1969.
Seu nome é inspirado pelo Parque Nacional de Yosemite. Ele foi criado para ser um dos adversários do Pernalonga, sendo muito raivoso e briguento. Apesar disso, não leva muita vantagem nos combates contra o coelho, pois o astuto roedor é incomparavelmente mais esperto que esse baixinho bigodudo e desprovido de inteligência.


Ligeirinho é um personagem fictício criado pelos estúdios da Warner Brothers. É um rato pequeno e corajoso, muito esperto e muito veloz, que faz de tudo por um pedaço de queijo. Virou o segundo inimigo do gato Frajola, perdendo apenas para o Piu-piu, embora em muitos curtas ele também enfrente o Patolino, sempre levando a melhor, mas uma vez derrotou o Eufrazino que teve tempo de se vingar dele antes de ir preso. É um mexicano nato e ficou conhecido pelas suas frases antes de sair em disparada: "Arriba, arriba!!!"


Marvin, o Marciano é um marciano dos desenhos animados Looney Tunes. Sua primeira aparição foi em Haredevil Bugs (1948), em que Pernalonga impedia os planos de Marvin de destruir a Terra por esta obstruir sua visão de Vênus. O personagem mais tarde voltaria em mais curtas, estudando e testando novos explosivos para destruir a Terra, e também visitando o planeta em busca de seu líder.
Seus planos de destruir a Terra são constantimente atrapalhados pelo Pernalonga, o que leva Marvin a dizer uma de suas frases mais usadas nos desenhos "Isso me deixa muito nervoso, muito nervoso mesmo!" Sua aparência difere do marciano tradicional: ele possui um rosto negro do qual só podem se ver os grandes olhos, uma roupa de soldado romano (referência á Marte também ser o deus da guerra romano), luvas brancas (que em sua primeira aparição ele usava luvas amarelas), como boa parte dos Tunes, e um par de tênis de basquete. Na maioria de suas aparições, ele aparece acompanhado de seu cão alienígena K-9 (que é verde e assim como seu dono, usa uma roupa de soldado romano, e tênis de basquete, só que em cada pata). Outros parceiros constantes de Marvin são os seus grandes pássaros marcianos.
Além de ter planos frustrados por Pernalonga, Marvin enfrentou o Patolino como Duck Dodgers. Ambos aparecem nos logos das últimas sondas enviadas á Marte pela NASA, Marvin na Spirit, e Duck Dodgers na Opportunity.


Taz é um personagem dos desenhos animados Looney Tunes. Taz é um diabo-da-tasmânia, que se locomove num redemoinho e devora tudo que vê pela frente. Taz aparecera apenas em 5 curtas (o primeiro em 1954), mas o marketing e televisão aumentaram sua popularidade, garantindo inclusive um seriado nos anos 90, Taz-Mania e nos EUA, The Tasmany Diab Series


Pepe Le Gambá é um personagem fictício, criado pela Warner Bros. Entertainment para o universo Looney Tunes. Foi idealizado por Chuck Jones em 1930. De nacionalidade francesa, tem como características o seu mau cheiro peculiar e seu romantismo exacerbado. Sua musa é a gata Penelope Pussycat, que tem suas costas acidentalmente pintadas de branco, o que a faz parecer-se com um cangambá fêmea. Ao vê-la, Pepé se apaixona instantâneamente — este sendo o motivo dos desenhos protagonizados pelos dois: a perseguição amorosa de Pepé e a fuga desesperada de Penelope.


Penélope é uma personagem de animação dos Looney Tunes, aparecendo geralmente nos desenhos de  Pepe, o Gambá. Freqüentemente, é confundida com uma gambá fêmea pelo Pepe, pelo simples fato de, acidentalmente, se tingir de tinta branca (ou qualquer líquido branco). Não raramente, os dois acabam juntos, contra a própria vontade dela.






Nenhum comentário: