quinta-feira, 7 de abril de 2011

Primeiro furo de reportagem.... dia do jornalista



Oba! Hoje é meu dia!!!

Não estão entendendo nada... Pois bem hoje é o dia do Jornalista!! Viva para mim e para todos os jornalistas, em especial aos meus amigos de Faculdade e da Pós. E um parabéns ainda maior para quem segue a profissão mesmo.

A profissão de jornalista é muito desgastante e de muita responsabilidade. Uma palavra ligada diretamente é a ética no qual o jornalista deve abraçá-la de vez, já nos bancos da instituição acadêmica. Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Jornalista é a pessoa ou profissional que exerce atividade jornalística como redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador entre outras. O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta. O dia do jornalista já foi comemorado em várias datas.


Dito isso tenho algumas coisas para apresentar. Primeira saiu uma matéria no IG que eu já tinha dado algum tempo para ser precisa em (04.02.2011) veja link http://sorriasempresempre.blogspot.com/2011/02/tour-de-pelucia.html
Acho que eles andaram visitando meu site... Eles estão meio atrasados (praticamente dois meses) ou será que dei um furo de reportagem? Viva meu primeiro furo vamos comemorar.


Segundo eu não sei como as pessoas (e citando alguns jornalistas) conseguem ser tão indiferente diante o terror (leia-se tragédia) que aconteceu numa escola em Realengo, Rio de Janeiro. Postando em seus blogs, colunas assuntos sobressalentes e até no twitter perguntas babacas e tweets sem sentido, tudo bem não precisa ficar massacrando (dando audiência) por assim dizer, mas pelo menos um post, para dizer que não está insensível com o acontecido.

Terceiro: Sei que meu blog não é lá estas coisas, que tenho poucos seguidores e alguns fieis leitores que me lêem todos os dias, mas ficar pedido para que eu leia isso ou aquilo, que eu entre no blog tal, para que eu comente tal notícia, sem sequer entrar uma vez só por curiosidade no meu blog já é demais, acho patético, acho um absurdo. Então aviso aos navegantes, prestigio que me prestigia, não adianta insistir. Tenho alguns blogs que sempre dou uma espiada (veja a lista ao lado) em breve alguns serão excluídos. Não sou uma jornalista conhecida, mas não sou uma qualquer, e não escrevo mal, já recebi diversos elogios, não só pela coluna, mas por outros textos, mais tenho muito orgulho da minha profissão. Qualquer dia desses vou contar porque me apaixonei por ela.

Quarto e último como hoje é dia do jornalista vou deixar aqui uma oração do jornalista, para que todos rezem ta

Bjs

Fuuiii


Oração do Jornalista

"Deus não deixe eu chegar atrasado à redação.
Que eu possa Senhor cumprir minha pauta, conseguindo informações corretas e úteis, sem aparecer mais que o entrevistado.
Que eu consiga uma boa fotografia.
Que a câmera filmadora não falhe e o motorista esteja disponível.
Senhor, tomara que a internet não saia do ar e que o meu editor não esteja de mau-humor.
Peço-lhe Senhor, muita paz e tranqüilidade durante a entrevista e discernimento para fazer a matéria justa e bem elaborada.
Que o tempo seja suficiente para cumprir a outra pauta que me aguarda, logo em seguida, do outro lado da cidade.
E que o meu trabalho contribua para diminuir a desigualdade social, e ajude a melhorar a qualidade de vida do planeta.
Que eu entregue tudo a tempo e não sofra nenhuma agressão.
Ou pior, seja alvo de uma bala perdida, virando notícia.
Que a matéria seja simples sem ser simplista.
Que não seja prolixa e sim criativa.
Que eu não cometa nenhum erro de português, Senhor, para não ser massacrado pelos colegas.
Principalmente Senhor, que eu não caia no pescoção... que possa pagar minhas contas com esse salário e que nenhum jabá me seduza.
E, finalmente, meu Deus, me ajude para que eu possa entregar tudo revisado e no prazo do dead line. Assim seja!"