quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vamos deixar virar moda?

Hoje o post é um pouco mais sério. E sobre o abandono de crianças, para ser mais precisa de bebês, às vezes até recém-nascidos.

Há mais ou menos duas semanas uma mãe abandona sua filha numa caçamba de entulho em na cidade de Praia Grande em São Paulo.


Agora outro bebê recém-nascido foi encontrado, ontem, no lixo de um banheiro do Hospital Paulo Sacramento, na cidade Jundiaí, no interior de São Paulo. Segundo relatos, a suspeita de ter cometido o crime é uma menina de 20 anos que chegou ao hospital com fortes dores abdominais e que, durante o atendimento, pediu para ir ao banheiro e logo depois desapareceu. Cerca de uma hora depois, uma faxineira do hospital encontrou o bebê no lixo do banheiro. Ela encontrou a criança após ver pingos de sangue no chão e de ouvir um barulho.

Aonde vamos parar??? Sei que aos olhos de quem esta de fora tudo parece um absurdo e que tudo é fácil, mas o que será que passa na cabeça desta mãe que abandona o filho ou filha em qualquer lugar. Será que esta pessoa não fica com a consciência pesada. Será que não é mais fácil a pessoa procurar um orfanato ou até mesmo a polícia e logo deixar a criança para adoção.

Isso me faz lembrar outro caso assombroso em que uma mãe chegou a colocar sua filha em um saco plástico preto e jogo no rio em uma cidade de Minas Gerais. A criança foi resgatada por sorte, porque um grupo de amigos estava nadando no rio e um homem resolveu abrir o saco crente que era um gato, mas quanto abriu para surpresa de muitos era uma criança??

Eu acredito que essas mães que abandonam os filhos não tenham nenhuma orientação, e com certeza não fizeram o pré-natal. Falta consciência que além do abandono, o que já não é certo, se localizada ela ainda terá que responder pelo crime de abandono, e caso a criança venha falecer por crime de homicídio culposo (ou seja, sem intenção de matar).

Está na hora do Governo Federal, Estadual, Municipal e até mesmo ONG como UNICEF, UNESCO, entre outras que são instituições que são voltadas a proteção da criança tomar alguma atitude, conscientizar mães que não tem nenhum tipo de cultura ou conhecimento da gravidade do programa. Será que não é possível criar um programa ou algo parecido para que as futuras mães que não tem condições de cuidar de seus futuros filhos ou simplesmente não querem, deixarem seus filhos sem ser identificada numa espécie de disque-denúncia aonde a identidade não é revelada...

Ou será que vai ser preciso mais abandonos para que o Brasil tome consciência que isto é sério e que não pode virar moda. Tanta gente preocupado com o desarmamento, mas se esquecem que a pior arma é a mente humana.

Sem mais só tenho a lamentar e rezar por essas crianças. Em tempo: sobre o bebê abandonado na lata de lixo do hospital sua mãe foi localizada em sua casa ainda passando mal, encaminhado para tratamento médico e o bebê está na Unidade Terapia Intensiva neonatal do hospital aonde foi encontrado.

Nenhum comentário: