Bom o assunto hoje é música: Eu gosto de quase qualquer tipo de música, com exceção de Funk, Rap, Rock Pesado e Metálico. Confesso que gosto muito mais de música brasileira, apaixonada por músicas românticas, tanto muita gente estranhou quando fui ao show do U2 há um mês atrás, mas a banda é uma das poucas que curto, acredito que eles fazem um som bacana, empolgante e entusiasmante, bom que leu meu post do dia 11/04, sabe bem disso. Eles fazem um som do bem.
Voltando a música brasileira, como em qualquer idioma existem músicas boas e músicas ruins. Compositores bons e ruins e por ai vai. Compositores e cantores como Roberto Carlos, Djvan, Jorge Vercilo, entre outros são de tirar o chapéu. Fazem músicas com conteúdo, que te passam algo de verdadeiro e você acaba viajando na música. Tanto que estas músicas chegam a fazer parte de sua vida como se fossem o roteiro musical. Para cada etapa uma música e você sabe cantá-las décor e saltiado por muitos anos.
Mas existem outras que você fica pensando... de onde saiu tanta besteira. E quando se tenta fazer um tradução da música, a coisa fica pior ainda. Algum tempo atrás um amigo me apresentou uma música chamada “Paulinha” do grupo Calcinha Preta, achei muito brega, nada contra o grupo, mas pela letra da música. Mas uma coisa me chamou atenção na música foi a sensação de já tê-la escutado, claro não naquela letra, a melodia não me era estranha então fui pesquisar e tcharam para minha surpresa a música tinha a melodia da música “Without you” de Mariah Carey, o que deixou a música mais ridícula ainda.
Ai me pergunto porque fazer isso? Não tenho explicação.
Agora vamos ao caso mais recente: voltando outro dia para casa meu MP3 começou a dar um defeito e eu não conseguia reproduzir minhas músicas, pensei vou tentar escutar uma rádio, e até que não é má idéia porque e bom atualizar do que está em alta agora.
Agora em outra confissão adora a rádio NovaBrasil, porque toca músicas brasileiras de todos os tipos e épocas (atual e velha), mas no horário que volto está passando a “Voz do Brasil” e ninguém merece escutar isso, aliás não sei porque a nova presidente ordenou que as rádios voltasse a exibir isso, será que alguém escuta, para mim pura perca de tempo e de dinheiro.
Voltando consegui sintonizar em uma rádio a Gazeta, dos males o menor pelo menos voltei escutando música. Músicas legais, da nova geração como Paula Fernandes, Exaltasamba, Jota Quest, Maria Gadú, Jack Johnson, Lady Gaga entre outros.
Para minha supresa começa tocar uma música chamada “Vem Camila”, que com certeza seria em homenagem à alguma namorada, mulher, filha do cantor chamado Rick Sollo. Até que a melodia da música era legal, mas tem uma parte da música, precisamente o refrão, que muito brega, para não falar ridículo que fez surgir alguns questionamentos na minha mente. Vou descrever e depois explicar:
“Eu não quero quase nada / Quero tempo e a estrada / Um velho tênis, violão e uma mochila / É meu sonho americano / Ver o sol nascer brilhando / O amor brilhar nos olhos de Camila”
Questionamentos: Ele fez está música realmente para homenagear uma mulher, ou foi um grito de liberdade?. Mas o maior é será que o sol nunca nasce brilhando?, pelo que eu saiba sim, o sol sempre brilha, mesmo escondido tanto que ele cede o brilho para algumas estrelas estou certa ou errada? Ou será que o sol só brilha nos Estados Unidos, porque quando ele se refere ao sonho americano, certamente está falando das terras norte-americanas, porque se ele quisesse falar do Brasil ou de algum outro país não teria falado americano e sim sul-americano ou brasileiro, ou outra nacionalidade.
Compositores mais respeito com seu público por favor, escrevam música com mais contexto, ou melhor, com cultura. Não rimem apenas... os público agradece.
Para finalizar fui atrás do tal Rick Sollo que para mim era um novato da música, como o Michel Teló ou algo similar. Outra surpresa Rick Sollo é o cantor Rick que fazia dupla com Renner, que adotou o “Sollo” depois que desfez a dupla, por isso meu espanto porque o cantor e compositor sempre foi elogiado pelas letras não que ele cantava mas de outros artistas. Eu acho que a inspiração foi desmanchada junto com a dupla.
Claro que existe outros exemplos ruins mas não vou postar porque senão post vai se estender. Você tem alguma música que queriam citar, algum outro exemplo? Qual a opinião de vocês este blog quer saber...
Bjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário