segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reflexão de hoje: Amizade Verdadeira


Oi gente

Este final de semana foi especial p/ mim também, quer dizer falando mais propriamente o domingo, que me deu inspiração para este post. Hoje vou falar de amizade verdadeira.

Depois de alguns acontecimentos e reflexões como sempre, posso dizer com certeza que existem raros e fieis amigos, aqueles que podemos chamar de amigos verdadeiros.

A Amizade é algo que acontece em qualquer etapa da vida e em diferentes graus de importância. Uma amizade nasce quando existe empatia de ambas as partes. Existem amizades que nascem desde o primeiro minuto de relacionamento, e também aquelas que demoram anos para se fortalecer. A verdadeira amizade é para a vida inteira.


 
E falo isso com convicção porque nos últimos dias pude perceber quem realmente gosta de mim (amizade) ou quem estar por perto apenas por interesse. Bom mais que tudo é uma constatação, ontem um amigo verdadeiro chamado Alexandre (temos essa amizade a quase trinta anos) venho me visitar... só para constar ele mora em Londres. E nem a distância enfraqueceu nossa amizade, aliás está mais sólida e forte a cada ano que passa.

E em outro caso, mas nesse não vou citar o nome, e digo até mais próximo conversava com essa pessoa quase toda semana, enfim, certo dia eu disse que eu precisava de um ombro amigo, essa tal pessoa desapareceu.

Em toda amizade se encontra respeito, confiança, sinceridade, compreensão, empatia aceitação das características do amigo, seus valores, idéias, medos, acertos, erros, ou seja, em sua forma de ser.

Ale não sabes o quanto é importante para mim... obriga pela amizade e por estar sempre presente na minha vida sempre... que nossa amizade continue por muitos e muitos anos do jeito que ela é, indestrutivél.  Te amo






Disto isso segue a reflexão que fala sobre isso.


A verdadeira amizade

Você já parou para pensar sobre o que é a verdadeira amizade?
A palavra amigo é usada de maneira muito ampla pela maioria de nós.

Apresentamos como amigos os colegas de escola ou de faculdade; os colegas de trabalho, os amigos que conosco praticam esporte, ou aqueles com quem nos relacionamos em várias atividades.

E é bom que assim seja, pois ao chamarmos de amigos, de alguma forma os aceitamos, e passamos a tentar conviver bem com eles.

Mas será que esses são os nossos verdadeiros amigos? Será que nós somos os verdadeiros amigos dessas pessoas?

Nossos verdadeiros amigos têm uma real conexão conosco. São aqueles que realmente gostam de nós e de quem nós gostamos verdadeiramente.

O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar conselhos para que mudemos, sempre para melhor. E nós aceitamos esses conselhos porque sabemos que vêm de quem se importa conosco.

O verdadeiro amigo se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos, e torce pela realização de nossos sonhos.

O verdadeiro amigo preocupa-se quando estamos tristes e, frente a situações difíceis para nós, está sempre disposto a ajudar.

O verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está ao nosso alcance quando sentirmos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisarmos dele.

Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.

É do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a famosa frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Se cativamos um amigo, então somos responsáveis por essa amizade. Devemos saber retribuir as atenções e o carinho recebidos, com a mesma dedicação.

Afinal, a real amizade é como uma estrada de duas mãos: nos dois sentidos os sentimentos são semelhantes.

Amigos são verdadeiros presentes que Deus nos dá. Muitas vezes são antigos companheiros de jornada que reencontramos, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.

Não busquemos quantidade, mas, sim, a qualidade, certos de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.

As doações de amizade pura enriquecem os companheiros de jornada. Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.

Ter amizade verdadeira é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida.

Amigo é aquele que lhe diz: "eu amo você" sem qualquer medo de má interpretação.
Enfim, amigo é quem ama você e ponto final.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com tudo que disse e posso acrescentar uma coisa só, quem com certeza reconhece o valor de uma amizade, esta rico por toda a vida. Por isso valorizo a cada pessoa especial que esta na minha vida.
Beijos
Renata