segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reflexão do Dia: O principe e o sapo

Oi gente
Hoje é dia de reflexão mas eu ainda continuo no clima do casamento real...
Não será bem um reflexão e sim um conto sobre a história do principe que era sapo... Divertida... Este conto é dos irmãos Grimm
Espero que gostem

Ela abriu a porta, o sapo saltou e a seguiu até sua cadeira. Sentou-se e gritou:
- Sobe-me contigo.
Ela o ignorou até que o rei lhe ordenou. Uma vez que o sapo estava na cadeira, quis sentar na mesa. Quando subiu, disse:
- Aproxima teu pratinho de ouro porque devemos comer juntos.
Ela o fez, porém se via que não de boa vontade. O sapo aproveitou para comer, mas a princesa enjoava a cada bocado. Em seguida disse o sapo:
- Comi e estou satisfeito, mas estou cansado. Leva-me ao quarto, prepara tua caminha de seda e nós dois vamos dormir.


 
A princesa começou a chorar porque não gostava da idéia do sapo dormir na sua preciosa e limpa caminha. Porém o rei se aborreceu e disse:
- Não devias desprezar àquele que te ajudou quando tinhas problemas.
Assim, ela pegou o sapo com dois dedos, e o levou para cima e o deixou num canto. Quando estava na cama o sapo se arrastou até ela e disse:
- Estou cansado; eu tambem quero dormir. Sobe-me, senão conto a teu pai.
A princesa ficou então muito aborrecida. Pegou o sapo e o jogou contra a parede.
- Cale-se, bicho odioso, disse ela.


 
Quando o animal caiu ao chão, quase morto, o pai da princesa estava entrando no quarto. Zangado disse a ela que se casaria com o sapo e que ele seria seu senhor e dono. A princesa chorou muito por sua desgraça. Foi cuidar do marido, que havia ficado muito machucado ao ser atirado na parede. Acabou se acostumando com ele, ouvindo-lhe as histórias e rindo com suas brincadeiras.
Um dia, o sapo já recuperado, pediu a sua esposa que lhe desse um beijo. A princesa ainda hesitou, mas já estava gostando tanto de seu marido sapo que fechou os olhos e lhe deu um beijo. Quando abriu os olhos, quem estava em sua frente, não era mais um sapo, e sim um príncipe com preciosos olhos.



Ele lhe contou como era vaidoso antes, achando-se melhor do que todas as pessoas por ser bonito e rico. Havia sido encantado como castigo por sua vaidade e prepotência e ninguém poderia livrá-lo do feitiço, até que uma moça, apaixonada pelo asqueroso sapo, desse-lhe um beijo. Decidiram que no dia seguinte iriam todos juntos ao seu reino. Conversaram tanto que só foram dormir muito tarde. Na manhã seguinte, quando o sol os despertou, chegou uma carruagem puxada por oito cavalos brancos com plumas de avestruz na cabeça. Estavam enfeitados com correntes de ouro. Atrás, o jovem escudeiro do rei chamado Enrique. Enrique havia sofrido tanto quando seu senhor foi convertido em sapo que colocou três faixas de ferro rodeando seu coração, para protege-lo se acaso estalasse de pesar e tristeza. A carruagem ia levar ao jovem rei a seu reino. Enrique os ajudou a entrar e subiu atrás de novo, cheio de alegria pela libertação, e quando já chegavam numa parte do caminho, o filho do rei escutou um ruído atrás de si como se algo tivesse quebrado.

Gritou:
- Enrique, o carro está se rompendo.
- Não, amo, não é o carro. É uma faixa de meu coração. Eu a coloquei por causa da minha grande dor quando eras sapo e prisioneiro do feitiço.
Duas vezes mais, enquanto estavam no caminho, algo fez ruído e cada vez o filho do rei pensou que o carro estava rompendo, porém eram apenas as faixas que estavam se desprendendo do coração de Enrique porque seu senhor estava livre e era feliz

Nenhum comentário: